Após vencer a partida de ida da semifinal por 1 a 0, no Maracanã, o Flamengo empatou sem gols com o Racing, na noite desta quarta-feira (29), no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires. O resultado garantiu ao clube carioca a vaga na grande final da Copa Libertadores da América 2025.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O adversário do rubro-negro será definido nesta quinta-feira (30), entre Palmeiras e LDU. O Verdão, derrotado na ida por 3 a 0, precisa de uma grande remontada no jogo da volta, que acontece às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo. A finalíssima está marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Tradição continental: Flamengo vai à quinta final da história
Tricampeão da Libertadores, o Flamengo chega à sua quinta decisão continental, consolidando-se como uma das maiores potências do futebol sul-americano. A primeira final aconteceu em 1981, na lendária “Era Zico”, quando o time carioca conquistou o título sobre o Cobreloa, do Chile.
Naquela ocasião, o Fla venceu o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0, perdeu a volta por 2 a 1, mas levantou o troféu após vencer o desempate por 2 a 0 no Estádio Centenario, em Montevidéu.
✨ O retorno triunfal em 2019
Foram quase quatro décadas até o retorno do Flamengo à final da Libertadores. Sob o comando do técnico português Jorge Jesus, o time protagonizou uma das viradas mais emocionantes da história do torneio: venceu o River Plate por 2 a 1, com dois gols de Gabigol nos minutos finais, no Monumental de Lima.
Além do bicampeonato continental, o clube encerrou 2019 com os títulos carioca e brasileiro, além do vice-campeonato mundial.
🏅 Vice em 2021 e o tri em 2022
Em 2021, o Flamengo voltou a disputar a final, novamente no Centenario, em Montevidéu, mas acabou derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1, ficando com o vice-campeonato. No ano seguinte, o troco veio com o tricampeonato da Libertadores, conquistado após vencer o Athletico-PR por 1 a 0, no Monumental de Guayaquil, no Equador.
Agora, em 2025, o time comandado por Filipe Luís busca o tetracampeonato em mais uma final internacional — novamente em Lima, palco de uma de suas maiores glórias.
🗓️ Finais da Libertadores do Flamengo
• 1981: Campeão 🏆
• 2019: Campeão 🏆
• 2021: Vice-campeão 🥈
• 2022: Campeão 🏆
• 2025: Final em 29 de novembro, no Monumental de Lima
Por Bruno Rakowsky










