O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (20), um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 22 municípios do Cariri. O aviso, classificado com grau de perigo amarelo, permanece válido até às 10h desta terça-feira (21).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o Inmet, a previsão indica precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos intensos variando entre 40 e 60 km/h. O órgão alerta ainda para possíveis cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas — embora o risco seja considerado baixo.
🚫 Cidades fora do alerta
Entre os 29 municípios da região do Cariri, apenas Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre, Barro, Aurora, Caririaçu e Milagres ficaram de fora do aviso meteorológico.
⚠️ Recomendações de segurança
O Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
🌙 Previsão da Funceme
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também prevê céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado nesta segunda-feira à noite, com alta possibilidade de chuvas na região do Cariri.
📍 Municípios sob alerta de perigo potencial
Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.
Por Fernando Átila










