O gabarito preliminar das provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) foi divulgado às 10h desta segunda-feira (6). A prova foi aplicada em todo o país no último domingo (5).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foram elaborados quatro tipos de prova para cada um dos nove blocos temáticos do certame — Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4 — totalizando 36 gabaritos preliminares.
Os candidatos podem acessar os gabaritos e os cadernos de prova no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso, por meio da Página de Acompanhamento. O acesso é feito com login na conta do Gov.br.
Por motivos de segurança, os diversos cadernos de questões também começaram a ser disponibilizados nesta segunda-feira, conforme antecipou a ministra da Gestão, Esther Dweck, em entrevista concedida na noite de domingo (5).
⏰ Prazos para recursos
Os participantes poderão entrar com recursos contra questões ou gabaritos entre 0h de terça-feira (7) e 23h59 de quarta-feira (8), exclusivamente pela Página de Acompanhamento da FGV.
📊 Participação e abstenção
O MGI informou que o índice de abstenção nacional nesta edição foi de 42,8%, o que representa uma melhora em relação ao CNU 2024, que teve 54% de ausências.
No total, 761.545 pessoas se inscreveram, e mais de 435 mil compareceram para realizar a prova objetiva. A ministra Esther Dweck classificou o andamento da primeira etapa como “tranquilo e bem-sucedido”.
📅 Próximos passos do CNU 2025
O cronograma oficial prevê que as notas finais das provas objetivas e as convocações para a segunda fase do concurso sejam divulgadas em 12 de novembro.
Na mesma data, serão publicados os convites para avaliação de títulos e para os procedimentos de verificação referentes a cotas raciais e pessoas com deficiência (PCD).
A prova discursiva está marcada para 7 de dezembro, e o resultado preliminar desta etapa deve sair em 23 de janeiro de 2026.
A partir dessa data, haverá três chamadas de confirmação de interesse. Caso algum candidato desista, novas vagas poderão ser abertas para suplentes. A lista final será publicada em 16 de março de 2026, quando também terão início as convocações para nomeação e cursos de formação.
🏛️ Estrutura do concurso
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais.
Desse total:
• 3.144 vagas são destinadas a cargos de nível superior;
• 508 vagas são para nível intermediário;
• 2.480 são de provimento imediato;
• 1.172 destinam-se ao cadastro de reserva para curto prazo, após a homologação dos resultados.
Por Bruno Rakowsky










