O estado do Ceará notificou três casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas até a noite deste domingo (5). Segundo informou o governador Elmano de Freitas (PT), os dois primeiros casos, registrados nos municípios de Quixeramobim e Caucaia, tiveram resultado negativo para presença de metanol em exames iniciais realizados pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Um terceiro caso segue em investigação em São Gonçalo do Amarante, notificado também na noite deste domingo.
O governador afirmou nas redes sociais que doses do antídoto contra a substância tóxica devem chegar nas próximas horas, após solicitação feita pelo Governo do Estado ao Ministério da Saúde.
🧪 Exames iniciais deram negativo
Em Quixeramobim, o paciente é um adolescente de 15 anos, internado na noite de sábado (4) com suspeita de intoxicação após consumo de bebida alcoólica.
Já o segundo caso foi registrado em Caucaia, onde uma mulher adulta deu entrada no Hospital Unimed Fortaleza, também no sábado, apresentando sintomas semelhantes. Ambos os pacientes tiveram resultado negativo para metanol nos exames iniciais.
> Intoxicações por metanol disparam no Brasil e acendem alerta sobre riscos à saúde
⚠️ Ministério da Saúde registra 225 casos suspeitos no país
De acordo com o Ministério da Saúde, até este domingo (5) foram 225 casos suspeitos de intoxicação por metanol em todo o Brasil. Desses, 16 foram confirmados e 209 seguem em investigação.
Ao todo, 13 estados notificaram casos:
1. Distrito Federal
2. Goiás
3. Mato Grosso do Sul
4. Mato Grosso
5. Pernambuco
6. Paraná
7. Rondônia
8. São Paulo
9. Piauí
10. Rio Grande do Sul
11. Rio de Janeiro
12. Paraíba
13. Ceará
O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros (192) — sendo 14 confirmados e 178 em análise. Já Bahia e Espírito Santo tiveram os casos descartados.
🩺 Sintomas e orientações
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçou que a suspeita de intoxicação por metanol deve ser levantada em pacientes que ingeriram bebidas alcoólicas e apresentem sintomas persistentes ou em piora, como:
• embriaguez prolongada;
• desconforto gástrico;
• alteração visual;
• sintomas entre 12 e 24 horas após o consumo.
A Sesa informou ainda que está elaborando uma nota técnica estadual específica para padronizar os procedimentos de vigilância, diagnóstico e tratamento em casos suspeitos de intoxicação por metanol.
Além disso, o órgão destacou que todos os municípios devem notificar imediatamente qualquer suspeita. Uma nota técnica do Ministério da Saúde também foi repassada às superintendências regionais de vigilância, reforçando a importância da detecção precoce e do tratamento adequado.
Por Aline Dantas










