O Governo do Ceará lançou neste sábado (4) o programa “Ração do Bem”, uma iniciativa inédita voltada para a segurança alimentar de animais resgatados de situações de abandono. O projeto prevê a distribuição anual de 180 toneladas de ração destinadas a abrigos e protetores individuais que cuidam de cães e gatos em vulnerabilidade. O evento de lançamento ocorreu no Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza, e contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante a solenidade, Jade Romero destacou a importância da medida para enfrentar um problema muitas vezes invisibilizado.
“Essa ação vai garantir, anualmente, 180 toneladas de ração para animais em situação de vulnerabilidade. Nós, como Governo, temos avançado muito no combate à insegurança alimentar e sabemos que os animais também enfrentam essa realidade. Por isso, precisamos olhar para eles com o mesmo cuidado”, afirmou.
Regras para participação
Para ter acesso ao programa, os abrigos precisam comprovar que atuam em atividades de resgate, acolhimento e reabilitação física e comportamental dos animais, além de promoverem adoções responsáveis e manterem os espaços em condições adequadas de saúde e bem-estar.
Já os protetores individuais devem demonstrar que garantem o cuidado dos animais sob sua responsabilidade, promovem adoções e mantêm um ambiente limpo e adequado. Em ambos os casos, também é necessário comprovar ações de conscientização da sociedade sobre guarda responsável, combate ao abandono e promoção dos direitos dos animais.

🐶🐱 Dignidade para os bichos
A vice-governadora reforçou que o “Ração do Bem” vai além da assistência material, sendo também uma iniciativa de reconhecimento.
“Essa política do Governo do Estado vai atender entidades e protetores individuais. O que estamos fazendo aqui é levar dignidade aos animais, que merecem isso. Muitas vezes vemos abrigos e cuidadores precisando fazer campanhas para custear a alimentação desses bichinhos, um direito básico”, declarou Jade Romero.
O secretário da Proteção Animal, Erich Douglas, também celebrou o lançamento: “Quem é da causa animal sabe o quanto é fundamental ter uma atuação firme ao lado de quem está nessa batalha. Meu coração transborda de alegria neste momento. Hoje lançamos o “Ração do Bem”, com o qual vamos garantir alimentação para milhares de animais em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
📝 Como participar
As inscrições para o programa devem ser feitas pelo site da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), responsável pela seleção e pelo monitoramento dos beneficiários. Os abrigos poderão receber até 470 quilos de ração por trimestre, enquanto protetores individuais terão direito a até 80 quilos no mesmo período.

Após o cadastro, a Sepa terá até sete dias úteis para validar as informações. A entrega da ração ocorrerá em até outros sete dias úteis, nos pontos de retirada escolhidos.
Distribuição descentralizada
Com o objetivo de garantir maior alcance e eficiência, a distribuição da ração será feita de forma descentralizada, a partir de pontos estratégicos espalhados por diferentes regiões do Ceará. Dessa forma, o Governo busca ampliar o apoio a quem atua diariamente na causa animal, fortalecendo redes de proteção e ampliando o acesso à alimentação para cães e gatos resgatados.
Por Nicolas Uchoa










