A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, em setembro, a doação de dois terrenos no bairro Cidade Universitária, em Juazeiro do Norte, destinados à ampliação do campus local. As áreas, que somam cerca de 27 hectares (270 mil m²), foram cedidas pelo Governo do Ceará após autorização da Assembleia Legislativa (Alece), sancionada pelo governador Elmano de Freitas e publicada no Diário Oficial do Estado.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Novas estruturas no campus
Segundo a reitoria, os terrenos serão utilizados para a construção do Hospital Universitário da UFCA, uma nova Biblioteca Central e um novo Refeitório Universitário (RU).
O Hospital Universitário será erguido em área de 67 mil m², com orçamento de R$ 260 milhões oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O projeto arquitetônico está em elaboração e prevê atendimentos de média e alta complexidade, além de integrar ensino, pesquisa e extensão na área da saúde.
O segundo terreno, com cerca de 203 mil m², será destinado à construção da Biblioteca Central e do RU, também contemplados pelo Novo PAC.
O reitor da UFCA, Silvério Freitas, destacou a importância do investimento: “Com a disponibilização desses terrenos, poderemos construir novas instalações no campus Juazeiro do Norte e assim garantir melhores condições para ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura”, afirmou.
Outras doações no Cariri e Centro-Sul
Além da expansão em Juazeiro, a UFCA tem sido contemplada com outras áreas para estruturação de seus campi:
• Barbalha: em julho, a prefeitura doou 17% de um terreno de 52.322,54 m² para o Campus Saúde da UFCA, orçado em R$ 79 milhões. O restante foi cedido por uma empresa imobiliária.
• Brejo Santo: recebeu da prefeitura um terreno de 21 mil m² para o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), somando-se à doação anterior feita pelo Governo do Estado do Ceará.
• Icó: a prefeitura autorizou a doação de 15 hectares no Sítio Olho D’água para a construção de um campus próprio. Atualmente, a UFCA funciona em um prédio antigo da Receita Federal, onde está instalado o Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA).
Projetos futuros
Em Icó, a universidade apresentou ao MEC o projeto de criação de um Centro de Ciências Ambientais e Energias Renováveis, voltado a cursos na área de energia limpa. A proposta inclui a abertura de vagas para docentes e técnicos administrativos, como ressaltou o reitor: “Estamos solicitando a criação de vagas para docentes e técnicos administrativos, a fim de planejar e construir um espaço adequado para esses cursos”, explicou Silvério Freitas.
Por Bruno Rakowsky










