O Governo do Ceará alcançou, nesta segunda-feira (15), a nota máxima em capacidade de pagamento, a Capag A+, após ser premiado no III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela União, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O reconhecimento destaca o envio consistente de dados contábeis e as boas práticas de transparência fiscal adotadas pelo Estado.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O governador Elmano de Freitas comemorou a conquista, ressaltando a seriedade da gestão fiscal.
“O Ceará agora é Capag A+, nota máxima sobre a capacidade de pagamento do Estado, que reforça a solidez fiscal construída ao longo dos últimos anos. Também fomos reconhecidos por boas práticas em transparência e gestão responsável. Isso mostra a seriedade com as contas públicas e abre caminho para mais investimentos no Ceará. O trabalho não para”, afirmou.
No evento, o titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) representou o governador.
“Esse prêmio tem uma importância muito grande. Mostra toda a transparência e zelo que a Sefaz-CE e o Estado têm pelos dados públicos prestados. É muito significativo estarmos aqui recebendo essa premiação”, disse.
Valorização da boa gestão
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, explicou a relevância da Capag A+:
“Estamos reconhecendo todos os entes que foram além da Capag, ou seja, que têm nota A, mas que também conquistaram o A+. É uma forma de incentivar não só a boa prática contábil, mas o bom desempenho fiscal. Esse é o papel do Tesouro Nacional, reconhecer trabalhos de qualidade na administração pública”.
Resultados e evolução
Com o avanço, o Ceará ficou em 3º lugar na categoria Maior Evolução Nacional (Estados). Além disso, o município de Monsenhor Tabosa também foi premiado na categoria Maior Evolução Regional (Nordeste), destinada a cidades com menos de 100 mil habitantes.
A Capag é uma avaliação realizada pelo STN que mede a saúde financeira de estados e municípios, funcionando como indicador da capacidade de honrar compromissos financeiros. O resultado impacta diretamente na possibilidade de obter novos empréstimos com garantia da União, além de atrair investimentos públicos e privados, fortalecendo a imagem institucional do Estado.
Por Nágela Cosme










