O Ceará manteve o ritmo de expansão dos negócios e registrou, em agosto de 2025, um crescimento de 20,69% no número de novas empresas constituídas em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 12.013 empreendimentos formalizados neste ano, contra 9.954 em agosto de 2024, o que representa um acréscimo de 2.059 registros, segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).
Serviços lideram crescimento
O segmento de Serviços foi o grande destaque, com 8.478 novas empresas abertas, um aumento de 32,99% em relação a agosto de 2024, quando o setor contabilizou 6.375 constituições.
Na sequência, aparecem:
• Comércio: 2.759 novas empresas;
• Indústria: 776 constituições.
Municípios que mais abriram empresas
• Fortaleza lidera o ranking com 5.668 novos negócios;
• Caucaia aparece em segundo lugar com 542;
• Juazeiro do Norte registrou 461;
• Sobral contabilizou 397;
• Maracanaú somou 393.
Avanço do empreendedorismo
O desempenho confirma a força do empreendedorismo no estado e reforça o papel da Jucec como facilitadora da formalização de empresas. O Governo do Ceará tem adotado medidas para garantir mais agilidade, segurança e transparência nos processos de abertura de negócios, criando um ambiente ainda mais favorável ao setor produtivo.
Confiança dos cearenses em investir
Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números refletem a confiança dos cearenses em investir: “O desempenho do setor de serviços mostra a vitalidade da nossa economia e a confiança dos empreendedores em apostar no Ceará. É notável como, cada vez mais, os cearenses têm encontrado no próprio negócio a realização profissional que muitas vezes não alcançaram no regime CLT. Isso demonstra a capacidade de inovação e a busca por autonomia que impulsionam nossa economia”, destacou.
Por Nicolas Uchoa










