O Ceará conquistou em julho a posição de segundo maior gerador de empregos do Nordeste, com a criação de 7.424 postos de trabalho formais. O saldo positivo ficou atrás apenas da Bahia, que registrou 9.436 vagas no mesmo período. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O número representa 19% do saldo total do Nordeste e é o melhor resultado para o período desde 2022. O desempenho foi impulsionado pelo maior volume de contratações com carteira assinada (60.395) em comparação às demissões (52.971). Com isso, o Ceará alcançou um estoque de 1.441.640 empregos formais.
Desde janeiro de 2023, já foram criados 140.492 postos de trabalho no estado. Para o governador Elmano de Freitas, os números confirmam a trajetória de crescimento: “Esse resultado mostra que seguimos em ritmo de crescimento. Atraindo novas empresas, fortalecendo as que já estão aqui e impulsionando a nossa economia para gerar ainda mais oportunidades para o povo cearense”, afirmou.
💼🏗️ Setores que mais cresceram
Embora todos os setores tenham fechado julho com saldos positivos, três áreas foram destaque:
• Serviços: +2.314 empregos
• Indústria: +1.955 empregos
• Construção civil: +1.842 empregos
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destacou alguns fatores para o desempenho: “Percebemos a ampliação do setor de telemarketing, bem como a alta estação estimulando os serviços. Além disso, o destaque da indústria calçadista, que costuma ampliar sua produção para atender as demandas de fim de ano, e a construção civil, no subsetor de construção de edifícios, impulsionada por programas como o Minha Casa, Minha Vida e Entrada Moradia”, explicou.
🏙️ Municípios em evidência
Fortaleza liderou com 2.266 novas vagas. No interior, os municípios que mais se destacaram foram:
• Horizonte: +603 empregos
• Caucaia: +386 empregos
• Maracanaú: +333 empregos
• Crato: +285 empregos
• Juazeiro do Norte: +245 empregos
Por Bruno Rakowsky










