Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Vasco Cratense é puro amor – Por Francinaldo Dias

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

20 de agosto de 2025
Vasco Cratense é puro amor – Por Francinaldo Dias

(Foto: Acervo Francinaldo Dias/Arquivo pessoal)

PUBLICIDADE

O Vasco Cratense completou cinquenta e três anos no último dia nove. Foi em mil novecentos e setenta e dois a sua fundação. Nasceu da ideia de amigos. Formaram o time que pouco mais de meio século de existência veio a se tornar a maior expressão do futebol amador de nossa cidade, eu ouso dizer do Cariri.

Em conversas com amigos, veio à tona a pergunta que é moda nas redes sociais. Qual a melhor seleção de todos os tempos? Qual o a seleção do mundo de todos os tempos? E por aí vai. A gente que é metido mesmo, resolvemos formar o Vasco de todos os tempos. E debate, regado a uma cervejinha gelada que ninguém é de ferro e o calor estava de matar.

Começamos pelo goleiro. Uns aclamavam Luizinho, o Jaraguá, um dos melhores goleiros que passaram pelo futebol cratense, dono de uma envergadura aquilina, e estatura de profissional. Outros eram adeptos da agilidade e coragem de Hernando, o goleiro mais vencedor da história do Alvinegro do Morro. Disputa acirrada, e acabou que, como se fosse haver jogo no domingo, o certo seria cada um jogar um tempo. Vale dizer que os votos para um e para outro vinham de contemporâneos de época. Os mais antigos por Luizinho, os mais jovens por Hernando.

Para a lateral direita, os nomes mais cotados foram Dola, Marcondes e Cabra. Quem defendia o primeiro, argumentava como fator decisivo a paixão, Dola é o único jogador cria do Vasco que nunca jogou contra as suas cores por outra equipe, além claro de ter sido um bom lateral. O segundo, dono de uma técnica apurada e chutes fortes, era um grande candidato, mas Antonio Filho, o cabra, era dono de uma história belíssima dentro da grande história do Vasco Cratense, de roupeiro à dono da camisa dois, multicampeão, força, raça, habilidade e rapidez num só atleta, foi ele o escolhido.

A essa altura a turma já não pensava mais. Era pura paixão! Quando perguntaram quem seria o lateral esquerdo, um gritou: – Martelo! Quem era Martelo? É preciso conversar mais com os mais antigos torcedores para saber, mas Martelo se destacou no Vasco em suas primeiras formações. Outros gritaram: – Bolinha! E mais outros: – Chico Lito! Até Marcondes fora indicado por alguém. A discussão esquentou, mas acabou que Bolinha ficou com o posto, ele era o elo entre a antiga geração e a nova, e muita gente lembrava seu de capacidade ambidestra e chutes precisos.

Melhor agilizar isso, falou com voz embolada um antigo torcedor. Vamos à dupla de zaga, Dunga, Pedim de Telina, Zé Carlos, Gomes, Mauricio, Fabão, Sergio da Lua, Tico do Brejo foram os nomes lembrados, dadas as cervejas, a memória já não ajudava. Entretanto, um nome figurou unânime para a zaga, Maurício, foram longos 20 anos defendendo a equipe, grandes conquistas, para seu companheiro de zaga, Dunga, e não se fala mais nisso.

Para a cabeça de área, o carregador de piano Deda, irmão de Dunga, acabou por ser o nome mais lembrado, Rogério Leonel foi escolhido como o volante habilidoso. A amnésia etílica não permitiu outros nomes, mas Nem fora citado, e retirado porque era meia.

Para meia cancha, vários nomes foram lembrados, Juquinha, Binha, Esmeraldo, Nem, Luiz Biraia, Luizim Caveira, Judinan, Caio, etc, etc, etc, a zuada foi grande e por predileção ou por amizade, não deu para saber, ficou Esmeraldo e o próprio acabou escolhendo Juquinha para jogar a seu lado.

Para o ataque um nome foi unânime: Marcos cara de boi, a justificativa era plausível e era das antigas. Nos anos 1990 a 2000 havia no fim do ano a festa do Vasco onde se realizava o tradicional prêmio “Melhores do ano” e certa feita, Galo de Janelice pronunciou esta verdade incontestável: “O único prêmio ai que não se pode discutir é o de artilheiro”. Logicamente, quem o ganhava, era por mérito objetivo, mais gols no ano. Enquanto os outros prêmios eram por indicação. Sábias palavras de Cícero de Sousa. Todos sabemos que o saudoso Marcos Cara de Boi é o maior artilheiro da história do Vasco Cratense. Nada mais justo e lógico, ter sido ele o primeiro a ser escolhido para o ataque. Quem dera ele aqui estivesse para escolher o seu companheiro. Talvez eu tivesse alguma chance, já que éramos muito amigos (rsrsrs). A lista dos lembrados tinha Menoca, o craque; Marciel dos gols importantes, Gledson Iguatu, Doda, esse que vos escreve, Anderson, da nova geração de campeões, Lulu, Maiado, Vicente de Manezim, Eugênio, houve um gaiato que gritou “Neto Bolim”, outro “Hermano” e acabou tudo virando uma grande resenha, porque assim é o futebol. E quando se faz lista, corre-se o risco de cometer injustiça.

Essa crônica é tudo uma brincadeira do cronista. O que se almejava com estas linhas era homenagear todos aqueles que fizeram a história do alvinegro do Morro, como atletas, torcedores, e diretores. O Vasco, essa lenda viva que insiste em que a amizade é o motor condutor do Expresso da vitória e o futebol a alegria do povo. Viva o Vasco Cratense do Alto da Penha!

Por Francinaldo Dias. Professor, cronista, flamenguista, contador de “causos” e poeta

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Colunistas

Diagnóstico – Por Francinaldo Dias

5 de novembro de 2025
Próximos
Êta Mundo Melhor, Dona de Mim e Vale Tudo: veja o resumo das novelas nesta segunda-feira (30)

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Vale Tudo: veja o resumo das novelas nesta quarta-feira (20)

Aprovação do governo Lula sobe para 46% e desaprovação recua a 51%, aponta pesquisa Quaest

Aprovação do governo Lula sobe para 46% e desaprovação recua a 51%, aponta pesquisa Quaest

Duas mulheres são presas em Barbalha por furto de energia elétrica durante operação

Duas mulheres são presas em Barbalha por furto de energia elétrica durante operação

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat