O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta terça-feira (12), a abertura de um concurso público para 9.580 vagas temporárias de nível médio. A autorização do certame foi publicada no Diário Oficial da União.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca organizadora. Do total de oportunidades, 8.480 vagas são para Agente de Pesquisas e Mapeamento e 1.100 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade.
Edital e processo seletivo
De acordo com a portaria, o edital será publicado em até seis meses a partir desta terça-feira. O recrutamento será realizado por processo seletivo simplificado.
Segundo o comunicado no DOU, os aprovados serão contratados para realizar pesquisas estatísticas conduzidas pelo IBGE em todo o território nacional.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação, desde que o prazo total não ultrapasse dois anos. Os salários ainda não foram divulgados.
Distribuição das vagas
• Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480 vagas
• Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100 vagas
O último concurso temporário do IBGE foi realizado em 2023, com 8.141 contratações para trabalhos de elaboração de pesquisas. Já em 2024, o instituto ofertou 895 vagas por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos concursos”.
Por Aline Dantas










