O governador Elmano de Freitas sancionou, nesta quinta-feira (7), o pacote de medidas para enfrentar os efeitos da taxação imposta pelos Estados Unidos, que tem afetado diretamente a economia do Ceará. A sanção foi feita após aprovação ampla pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As medidas têm como objetivo amortecer os impactos sofridos por empresas exportadoras, especialmente aquelas que comercializam com o mercado norte-americano. O pacote estadual antecipa ações que também estão sendo planejadas pelo Governo Federal, com previsão de anúncio nas próximas semanas.
💰 Apoio direto às empresas afetadas
Entre os principais pontos da lei sancionada está a concessão de auxílio financeiro às empresas exportadoras, reforçando o compromisso do Estado com o setor produtivo. O governador anunciou as ações após se reunir, nesta mesma quinta-feira, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

“Ficou muito claro que haverá do governo uma posição favorável de crédito, prazo dos contratos, que seja possível maior flexibilidade”, afirmou Elmano durante o encontro com empresários.
Além da reunião com Alckmin, Elmano também se encontrou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a situação. Segundo ele, o Governo Federal reconhece o Ceará como o estado mais impactado pela taxação norte-americana.
“Eles tinham um levantamento por estado e setor, e a situação de exportação. E há um reconhecimento de que o Ceará é o mais afetado e estão abertos a uma colaboração”, garantiu o governador.
🛠️ Outras ações previstas
O pacote sancionado pelo Governo do Estado inclui ainda:
🛒 Compra de produtos das empresas impactadas para uso em equipamentos do governo estadual;
💸 Antecipação de pagamento de créditos tributários;
📈 Aumento de incentivos fiscais para o setor exportador;
🧭 Criação de um Comitê Estratégico para monitorar a execução das medidas e acompanhar os resultados.

🗣️ “Hora de proteger empregos”, diz Elmano
Durante o encontro com empresários, Elmano reforçou a importância de união entre os setores público e privado diante do cenário de incertezas externas.
“A hora é de ajudar os empresários e manter os empregos dos cearenses”, afirmou.
“Seguimos dialogando com as empresas e o Governo Federal para proteger quem produz e gera emprego no nosso Estado”, concluiu.
Por Nicolas Uchoa










