O bombom de morango envolto em caramelo, popularizado nas redes sociais como “morango do amor”, pode representar riscos à saúde bucal. Em nota divulgada na última semana, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta sobre os perigos de consumir alimentos duros e pegajosos, como o doce em alta nas plataformas digitais.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Segundo o CFO, há registros de acidentes envolvendo a sobremesa: pessoas que quebraram dentes ou danificaram lentes dentais, além de casos de próteses e aparelhos ortodônticos arrancados após ficarem presos ao caramelo endurecido.
“Além dos diversos conteúdos positivos publicados nas redes sociais, que incluem desde profissionais ensinando a fazer a receita até celebridades saboreando a sobremesa, também viralizaram vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais. Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce”, alertou o órgão.
🛑 Quando procurar um dentista?
Em caso de acidentes, a orientação do CFO é buscar atendimento odontológico de urgência para evitar agravamentos. Dentre os riscos estão fraturas, perdas de restaurações, deslocamento de facetas ou danos a dispositivos ortodônticos e próteses removíveis.
🦷 Dicas para consumir com segurança
O conselho também listou recomendações para quem deseja saborear o “morango do amor” sem comprometer a saúde bucal:
🔸 Evite morder diretamente: opte por quebrar a casquinha caramelada com uma faca e levar pequenos pedaços à boca;
🔸 Prefira as partes mais finas do caramelo, que oferecem menos resistência;
🔸 Mastigue com os molares, dentes mais fortes e indicados para triturar alimentos;
🔸 Evite consumo se usar próteses, aparelhos ortodônticos ou facetas, pois o doce pode causar desprendimento e ferimentos na boca.
🍭 Açúcar e o risco de cáries
Além dos riscos físicos, o “morango do amor” é rico em açúcar, o que contribui para o surgimento de cáries.
“A vilã dos sorrisos é provocada pelo acúmulo de biofilme e pela ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis, levando à desmineralização dos dentes”, explicou o CFO.
Por isso, a recomendação é que, após o consumo do doce, a pessoa escove os dentes imediatamente, com atenção especial à limpeza interdental. Os resíduos de caramelo podem permanecer aderidos à superfície dental e favorecer o surgimento de lesões.
🚫 Receita alternativa é uma opção
Pacientes que usam facetas, aparelhos ou próteses devem evitar alimentos duros e pegajosos. O conselho sugere a busca por receitas similares que não utilizem caramelo rígido.
“Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral”, finaliza a nota do CFO.
Por Fernando Átila










