O Ministério da Saúde abriu nesta segunda-feira (29) as inscrições para o programa Agora Tem Especialistas, que selecionará médicos especialistas para atuar na rede pública de saúde em todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados e oferecer maior resolutividade à Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
📅 As inscrições seguem até o dia 10 de agosto e devem ser feitas pela plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Os profissionais selecionados começarão as atividades em setembro, com atuação prevista por um período de 12 meses.
🔎 Vagas, critérios e atuação
🩺 635 vagas imediatas estão sendo ofertadas, além de 1.143 para cadastro de reserva;
✊🏽 Cotas: 20% das vagas são reservadas para pessoas negras, indígenas ou quilombolas e 6% para pessoas com deficiência;
📄 Para participar, o profissional deve ter Registro de Qualificação de Especialista (RQE) ou estar em processo de obtenção, desde que tenha concluído a residência médica ou possua título emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB);
⏱️ A carga de trabalho será de 20 horas semanais, divididas em 16 horas de atendimento direto à população e 4 horas de atividades formativas teórico-práticas.
💰 Os médicos receberão uma bolsa mensal que varia entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, conforme a vulnerabilidade social do município onde atuarem. As formações complementares serão conduzidas por profissionais dos hospitais vinculados ao Proadi-SUS e à Rede Ebserh.
🗺️ Escolha de local e seleção
No momento da inscrição, o médico deverá indicar até dois municípios e unidades de saúde de preferência. A seleção será feita por pontuação, levando em conta a titulação e o tempo de formação especializado comprovado.
🗣️ “Mais Especialistas para o SUS”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o ineditismo da iniciativa: “Pela primeira vez, o Ministério da Saúde lança um programa com o intuito de trazer médicos especialistas para a Atenção Especializada da rede pública de saúde. Depois do sucesso do Programa Mais Médicos, que possibilitou formar e contratar médicos de família e comunidade, chega a vez do Agora Tem Especialistas, que vai investir no desenvolvimento desses profissionais já especializados”, afirmou.
Por Nicolas Uchoa










