O Ceará alcançou o maior índice do país de estudantes concluintes da rede pública de ensino inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Com 96,87% de inscritos, o estado registra 104.250 alunos aptos a realizar o exame neste ano.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Na sequência do ranking nacional, aparecem Alagoas (92,84%) e Goiás (91,49%). A expressiva taxa cearense é resultado de um conjunto de ações estruturadas ao longo dos anos, implementadas pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com foco na mobilização, inclusão e preparação dos jovens para o acesso ao ensino superior.
📈 Estratégia de longo prazo
A secretária da Educação, Eliana Estrela, destaca que o desempenho é fruto de um esforço coletivo.
“Essa conquista mostra o trabalho incansável de toda a nossa rede. Estamos aqui para apoiar cada passo dos nossos estudantes em direção à concretização dos seus planos”, afirmou. “Nosso papel, como rede pública, é garantir o apoio necessário para que cada jovem se sinta capaz de sonhar e realizar”.
Helder Nogueira, secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, reforça que o Ceará vem mantendo, ano após ano, um padrão de quase 100% de estudantes da rede pública inscritos no Enem, além de bons índices de comparecimento nos dois dias de provas.
“Isso se deve a uma política bem-sucedida e continuada de preparação dos estudantes, de trabalho com a autoestima deles e de mobilização.”
🧩 Três eixos de atuação
Helder aponta três pilares fundamentais para o sucesso da política educacional cearense:
1. Expansão do ensino em tempo integral: proporciona mais horas de atividades pedagógicas, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional, cultural e científico dos estudantes;
2. Projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”: mobiliza escolas e alunos desde o início do ano letivo, facilitando processos como obtenção de documentos, isenção da taxa, inscrição e incentivo à participação nas provas;
3. Circuito “Sou Mais Terceirão”: uma competição entre turmas que promove atividades culturais, esportivas e pedagógicas, estimulando a participação e o engajamento com o Enem.
📚 Enem Chego Junto, Chego Bem
O projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, ativo desde 2012, é a principal iniciativa do Governo do Ceará para impulsionar a participação dos alunos no Enem. Com sete etapas ao longo do ano, a ação vai desde a organização de documentação até o apoio no ingresso ao ensino superior:
1. Documentação – articulação para emissão de CPF e RG
2. Isenção – mobilização para garantir isenção da taxa de inscrição
3. Inscrição – apoio técnico para o cadastro no exame
4. Motivação – orientação vocacional e encorajamento para planos futuros
5. Preparação – aulões, concursos de redação e reforço pedagógico
6. #EnemVou2Dias – logística para garantir a presença nos dois dias de prova, com transporte e kits de apoio
7. Ingresso no Ensino Superior – auxílio nas inscrições do Sisu e Prouni
Por Bruno Rakowsky










