Responsável por comandar todos os sistemas do corpo humano, o cérebro é um dos órgãos mais complexos e vitais do organismo. Ele regula desde funções automáticas como batimentos cardíacos, movimentos e respiração, até aspectos mais sutis como emoções, memória e pensamentos. Por isso, garantir a saúde cerebral é essencial para uma vida longa, autônoma e de qualidade.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Contudo, fatores como estresse, sedentarismo e doenças crônicas mal controladas podem prejudicar o cérebro, abrindo caminho para condições neurológicas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), enxaquecas e epilepsia.
🧩 Ative seu cérebro: leia, aprenda, se movimente!
A prevenção é o melhor caminho para manter o cérebro saudável, como explica o médico neurologista Saulo Oliveira, coordenador da Unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri (HRC).
“Um cérebro saudável significa que ele tem uma capacidade cognitiva e de funcionamento preservada, de acordo com cada idade, coordenando todas as funções do corpo, aliado a uma saúde mental equilibrada. Para isso, é preciso deixá-lo sempre ativo”, afirma o especialista.
Entre as medidas recomendadas estão:
📚 Realizar atividades cognitivas (como leitura, tocar instrumentos ou aprender novos idiomas);
🍽️ Manter uma alimentação equilibrada;
💤 Dormir bem e com regularidade;
🧘🏽 Reduzir o estresse excessivo;
🏃♀️ Praticar exercícios físicos com frequência;
💉 Controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto.
“Essas comorbidades são fatores de risco não só para o coração, mas também para o cérebro. Elas podem levar ao AVC ou aumentar o risco de demência precoce”, alerta Saulo Oliveira.
🚨 AVC: principal causa de incapacitação no mundo
O AVC ocorre quando o fluxo de sangue é interrompido em parte do cérebro. É uma das doenças que mais mata e a que mais causa incapacidades permanentes no mundo.
O Hospital Regional do Cariri é referência no atendimento a pacientes com AVC isquêmico, oferecendo tratamento especializado e equipe multiprofissional para reabilitação.
A dona de casa Francisca de Araújo, 58 anos, é um exemplo de superação. Moradora de Fortim, ela sofreu um AVC enquanto viajava para Juazeiro do Norte, onde está localizado o HRC. “Senti uma tontura muito forte e fraqueza no lado direito do corpo”, relata.
Fumante, ela agora pretende abandonar o hábito. “Eu já fazia atividade física em um grupo muito bom, vou continuar. A gente dança, faz exercícios. É muito bom pra se cuidar”, compartilha, enquanto aguarda receber alta médica.
“Mesmo que os fatores de risco estejam sob controle, se surgirem sinais clínicos sugestivos de AVC, é essencial procurar imediatamente um serviço especializado, como o do HRC. O atendimento rápido pode reduzir as sequelas e salvar vidas”, reforça o neurologista.
🧠 Quando a cirurgia é necessária
Algumas doenças neurológicas requerem intervenções cirúrgicas, como é o caso de certos tipos de AVC, tumores cerebrais, infecções e hidrocefalia.
O médico neurocirurgião Cícero Lima, que coordena o serviço de neurocirurgia do HRC, explica que muitos pacientes são encaminhados para avaliação cirúrgica. Ele também faz um alerta sobre sintomas que merecem atenção:
“Uma dor de cabeça intensa, súbita, diferente do habitual, que vem acompanhada de vômito e não melhora com medicação, deve ser investigada”, orienta.
Nesses casos, o especialista fará uma anamnese detalhada e, se necessário, solicitará exames de imagem para identificar possíveis problemas neurológicos.
Por Nicolas Uchoa










