Os candidatos inscritos na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) têm até as 23h59 desta segunda-feira (21) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor fixado é de R$ 70 e se aplica tanto aos cargos de nível médio quanto superior.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A taxa deve ser quitada exclusivamente por quem não obteve isenção e pode ser paga por meio da plataforma PagTesouro, do Tesouro Nacional, utilizando as seguintes formas:
✅ Pix (QR Code ou código copiado)
✅ Cartão de crédito
✅ Boleto bancário (GRU Simples)
✅ Presencialmente: bancos, agências dos Correios ou lotéricas
📲 Os candidatos devem estar atentos aos horários de funcionamento das agências e às regras de operação dos aplicativos e internet banking de seus respectivos bancos.
Para imprimir o boleto de pagamento, o candidato deve acessar a Página de Acompanhamento da banca organizadora do concurso, a Fundação Getulio Vargas (FGV), utilizando seu login na plataforma Gov.br, com nível bronze, prata ou ouro.
⚠️ Atenção: conforme o edital, a inscrição só será validada após o pagamento. Quem perder o prazo terá sua inscrição cancelada automaticamente.
📋 Cronograma oficial do CNU 2025
🏦 Pagamento da taxa: até 21 de julho
📝 Prova objetiva: 5 de outubro
📣 Resultado da objetiva e convocação para discursiva: 12 de novembro
📚 Envio de títulos: 13 a 19 de novembro
✍️ Prova discursiva: 7 de dezembro
📑 Confirmação de cotas: 30 de novembro a 8 de dezembro
📋 Primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026
🏛️ CNU 2025: o “Enem dos Concursos”
A nova edição do CNU oferece 3.652 vagas, distribuídas entre 32 órgãos federais. O processo seletivo será realizado em duas etapas:
• 5 de outubro: prova objetiva
• 7 de dezembro: prova discursiva (apenas para aprovados na objetiva)
Os candidatos poderão escolher blocos temáticos e cargos dentro do mesmo grupo, além de indicar a ordem de preferência pelas vagas desejadas.
🗺️ As provas serão aplicadas em 228 cidades, nas 27 unidades da Federação, com locais localizados a até 100 km da residência dos candidatos. A lista completa de municípios está disponível no anexo XI do edital.
🕒 A validade do concurso é de 12 meses, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período, a partir da homologação do resultado final.
📌 Em caso de dúvidas, acesse a página oficial do certame no portal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Por Nicolas Uchoa










