O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, nesta sexta-feira (18), em Missão Velha, onde chegou de trem pela linha férrea que liga a cidade a Milagres. A viagem simbolizou a chegada do desenvolvimento ferroviário à região e marcou o anúncio de um investimento de R$ 1,4 bilhão para a continuidade das obras da Transnordestina no Ceará.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Ao lado do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação, Camilo Santana, e de outras autoridades, Lula reafirmou o compromisso de concluir a ferrovia, que ligará os portos do Nordeste e deverá transformar a logística de transporte na região.

🚧 Avanço das obras
A Transnordestina já acumula mais de R$ 4 bilhões em contratos de financiamento e movimenta 4 mil empregos diretos — número que poderá dobrar nas fases mais intensas da obra. O trecho completo da ferrovia terá 1.206 km de linha principal e 73 km de ramais secundários, atravessando os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.
Segundo o cronograma, a primeira fase será concluída até 2027 e a segunda, até 2029. A ferrovia deve escoar principalmente soja, farelo de soja, milho e calcário.
Em sua fala, Lula foi enfático: “Assumi a responsabilidade de concluir essa ferrovia custe o que custar. Vai demorar mais? Vai. Vai custar mais? Vai. Mas o Nordeste merece. Não faltará dinheiro para a Transnordestina.”
📍 Ceará no traçado
No Ceará, seis trechos já estão em execução:
• Pecém–Caucaia
• Baturité–Itapiúna
• Itapiúna–Quixadá
• Quixadá–Quixeramobim
• Quixeramobim–Piquet Carneiro
• Piquet Carneiro–Aracoiaba

Esses trechos somam 280 km. Outros dois trechos ainda aguardam a ordem de serviço: Caucaia–Aracoiaba e Aracoiaba–Baturité. Já o trecho entre Acopiara e Missão Velha, com 246 km, foi totalmente executado.
O Estado contará ainda com três terminais de carga:
🏗️ Quixeramobim: área de mais de 362 hectares, com porto seco em duas fases.
📦 Missão Velha: estudo elaborado pela Adece e executado pela Fundação Astef/UFC.
🚛 Iguatu: terminal de cargas no Centro-Sul do estado.
🎙️ Autoridades destacam importância

O governador Elmano de Freitas agradeceu a Lula pela retomada das obras: “Muito obrigado presidente Lula por tudo o que é feito no Ceará. Essa obra vai permitir nós darmos as mãos, junto com o Governo Federal, nós termos um porto seco no Cariri para trazer oportunidades para o nosso povo. Isso é um grande sinal de desenvolvimento para o Ceará. Temos muito orgulho de bater no peito e dizer: de cada 100 cearenses, 75 colocaram Lula na presidência. Seguimos com o desafio de trabalhar, trabalhar, não parar e não parar. Muito obrigado, presidente Lula”, destacou.

O ministro Camilo Santana também celebrou a retomada: “Há quase 20 anos, eu estava em Missão Velha quando o presidente Lula veio dar ordem de serviço para essa importante obra. Infelizmente, essa obra ficou completamente paralisada no governo passado. Precisou um nordestino pai d’égua retornar para a obra voltar a andar. Essa obra atravessa todo o Ceará e vai gerar emprego e oportunidade para os cearenses. As duas obras mais importantes do Ceará foram trazidas pelo presidente Lula: a Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco. Só tenho a agradecer”.
Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o impacto da obra: “É uma alegria enorme estar aqui, ao lado do presidente Lula, trafegando em um trem na Transnordestina. Até o final deste ano, vamos iniciar o transporte de carga nessa ferrovia. Queria agradecer a todos os companheiros que têm nos ajudado. Essa obra é uma alegria para todos nós. Queria agradecer a todos vocês que vestem macacão para a construir a Transnordestina”.
💡 ZPE e Data Center no Ceará
Durante o evento, Lula assinou uma Medida Provisória alterando a lei das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), estabelecendo que toda energia elétrica usada por empresas instaladas nesses territórios deverá vir de fontes renováveis ainda não operacionais.

“Com essa MP, liberamos para que o Ceará seja o primeiro lugar do Brasil a ter um Data Center de grande porte. Esperamos que isso ajude na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, garantiu Luiz Inácio Lula da Silva.










