Criado no final de 2023, o programa Celular Seguro tem se consolidado como uma ferramenta eficaz no combate a roubos e furtos de celulares no Brasil. Com mais de 2,4 milhões de usuários cadastrados, o sistema já registrou cerca de 100 mil alertas de bloqueio.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Mesmo com o sucesso da iniciativa, o programa segue recebendo melhorias. A partir da próxima sexta-feira (4), uma nova atualização permitirá o envio de mensagens via WhatsApp para aparelhos roubados que foram ativados com novas linhas telefônicas.
Mensagens para incentivar devolução de aparelhos
A nova função será possível graças à integração entre as operadoras de telefonia móvel e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O sistema conseguirá identificar celulares bloqueados, mesmo quando houver mudança de número ou de operadora, por meio do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).
Na mensagem, o usuário será informado sobre a necessidade de devolver o aparelho à delegacia da Polícia Civil mais próxima e prestar esclarecimentos. Caso não cumpra a determinação, poderá ser investigado por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Como funciona o Celular Seguro?
O Celular Seguro opera como um botão de emergência, acionando Anatel, operadoras de telefonia e bancos para bloquear o aparelho rapidamente e impedir que criminosos tenham acesso aos dados do usuário.
Principais recursos do programa:
O usuário pode cadastrar pessoas de confiança para bloquearem o celular em caso de roubo ou furto.
É possível cadastrar quantos números forem necessários, desde que vinculados ao CPF do titular.
Após o alerta, bancos e instituições financeiras que aderiram ao programa bloqueiam automaticamente as contas associadas ao dispositivo.
Importante: O programa não permite o desbloqueio do aparelho. Caso o usuário recupere o celular após o bloqueio, será necessário entrar em contato diretamente com a operadora e os bancos para restabelecer os acessos.
Por Aline Dantas