O governo federal divulgou nesta terça-feira (4) a atualização das listas finais de aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU). A revisão foi necessária após a detecção de inconsistências no resultado original, divulgado em 28 de fevereiro. As novas relações já estão disponíveis na área do candidato.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A atualização levou em conta vagas que ficaram abertas devido à desistência de candidatos dos cursos de formação. Qualquer pessoa pode acessar as listas, desde que possua uma conta no Gov.br.
Revisão após denúncias
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que solicitou à Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame, uma revisão após o recebimento de denúncias sobre possíveis falhas na lista de aprovados. Durante o procedimento, foi constatado que o sistema não havia feito a reposição automática das vagas desocupadas, resultando em listas incompletas.
“Esse trabalho foi realizado desde o fim de semana e indicou que, ao processar a lista final de resultados, o sistema considerou desistências para os cursos de formação sem as novas convocações para as mesmas vagas. Esse procedimento fez com que diferentes listas de convocação para matrícula tenham sido divulgadas de forma incompleta. Essa situação já foi resolvida, e as novas listas já estão disponíveis na área do candidato”, explicou o MGI em nota.
O que muda com a atualização
O Ministério informou que a lista revisada considera:
• As novas notas mínimas definidas em novembro de 2023, após acordo com o Ministério Público Federal (MPF);
• O tratamento para candidatos sub judice (aqueles que entraram com recurso na Justiça);
• A reclassificação de candidatos que se inscreveram como cotistas, mas tiveram a condição indeferida pela banca examinadora.
Por conta desses ajustes, alguns candidatos anteriormente chamados para os cursos de formação tiveram suas situações alteradas. O MGI orienta que todos os inscritos consultem novamente o resultado atualizado.
Apesar das correções, o Ministério garantiu que nenhum resultado será homologado sem a total conformidade com o edital. A previsão é que a homologação final do CNU aconteça na sexta-feira, dia 7 de março.
Por Bruno Rakowsky










