O jornalista Rodrigo Bocardi, dispensado da Globo na semana passada, está em negociação com o SBT para assumir um novo projeto na emissora. A ideia do canal de Silvio Santos é que ele comande um programa na faixa das manhãs, ajudando a impulsionar a audiência no início da tarde.
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De acordo com informações do jornalista Gabriel Vaquer, do F5, Bocardi e representantes do SBT tiveram duas reuniões entre segunda-feira (3) e terça-feira (4). O clima entre as partes é de otimismo, especialmente por parte do jornalista, que deseja retornar à TV e provar seu valor.
Se as negociações avançarem, a estreia de Bocardi no SBT deve acontecer em março, junto com outras mudanças na programação. A emissora planeja trazer de volta programas como Casos de Família e Aqui Agora, tradicionais atrações do canal.
Concorrência com a Band
No planejamento do SBT, Bocardi assumiria a programação a partir das 10h45, horário em que competiria diretamente com Renata Fan e o Jogo Aberto, da Band. O programa esportivo frequentemente supera o SBT na audiência na Grande São Paulo, e a emissora acredita que a popularidade do ex-apresentador do Bom Dia São Paulo pode ajudar a mudar esse cenário.
Durante sua passagem pela Globo, Bocardi era um dos principais nomes do jornalismo matinal e chegava a marcar dois dígitos de audiência, um número expressivo para o horário. A direção do SBT vê nele uma oportunidade de mercado, especialmente por sua forte presença na capital paulista.
Procurado, o SBT afirmou que “não tem informações sobre novas negociações na emissora”. Já Rodrigo Bocardi não respondeu aos contatos feitos pela imprensa.
Saída da Globo e polêmica nos bastidores
Rodrigo Bocardi foi demitido da Globo na última quinta-feira (30) após uma investigação do compliance da emissora concluir que ele teria violado o código de ética da empresa.
De acordo com apurações internas, o jornalista possuía, em paralelo ao trabalho na Globo, uma empresa que prestava serviços para gestões públicas, incluindo prefeituras de São Paulo, que eram frequentemente pauta de suas reportagens no Bom Dia São Paulo.
Além disso, Bocardi também oferecia media training, preparando políticos e empresários para entrevistas na própria Globo. Entre seus clientes estavam executivos do Bradesco, banco que frequentemente aparecia no noticiário econômico da emissora.
Essas práticas ferem as normas do Grupo Globo, que impõe restrições rígidas a seus jornalistas para evitar conflitos de interesse. O código de ética da empresa, vigente desde 2015, é repassado a todos os contratados e monitorado pelo setor de compliance, responsável por garantir o cumprimento das regras.
Por Bruno Rakowsky