Estudantes que concluíram o ensino médio e desejam ingressar em instituições privadas de ensino superior com bolsas integrais ou parciais podem se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025. O período de inscrição será de 24 a 28 de janeiro, e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro no Portal de Acesso Único.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Quem pode participar?
Para se candidatar, é necessário atender a pelo menos um dos critérios previstos no edital do Ministério da Educação (MEC), como:
• Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada.
• Ser pessoa com deficiência.
• Ser professor da rede pública de ensino.
Além disso, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ou 2023, com média mínima de 450 pontos e sem zerar a redação. Não é permitido participar como treineiro, e caso o estudante tenha realizado o Enem em mais de um ano, será utilizada a melhor pontuação.
Como consultar e se inscrever?
A partir de 13 de janeiro, as bolsas disponíveis por instituição, curso e turno poderão ser consultadas no site do programa. Para se inscrever, o candidato deve:
1. Criar uma conta no Gov.br e realizar o login com CPF e senha.
2. Fornecer dados cadastrais pessoais e do grupo familiar, além de e-mail e telefone válidos.
3. Selecionar até duas opções de curso, instituição, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme a renda familiar bruta mensal per capita.
Cronograma do Prouni 2025
• 24 a 28 de janeiro: Inscrições abertas
• 4 de fevereiro: Divulgação do resultado da primeira chamada
• 28 de fevereiro: Segunda chamada
• 26 e 27 de março: Período para manifestação de interesse na lista de espera
• 1º de abril: Disponibilização da lista de espera no Portal Único de Acesso
Os candidatos podem concorrer tanto às bolsas de ampla concorrência quanto às destinadas a políticas afirmativas para pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
Novidade: programa Pé-de-Meia Licenciatura
Estudantes que obtiverem média igual ou superior a 650 pontos no Enem e concorrerem a bolsas de licenciatura na modalidade presencial poderão se beneficiar do programa Pé-de-Meia Licenciatura. Lançada recentemente pelo governo federal, a iniciativa oferece uma ajuda financeira de R$ 1.050 mensais durante o período regular do curso.
Essa ação integra o programa Mais Professores para o Brasil e celebra os 20 anos do Prouni, criado em 2005 pela Lei nº 11.096.
Saiba mais
O Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Por Nágela Cosme










