As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 estarão abertas de 17 a 21 de janeiro, conforme edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (26). O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Assim como no ano anterior, o Sisu contará com apenas uma edição em 2025, eliminando o processo seletivo que costumava ocorrer no meio do ano. Os candidatos poderão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para concorrer a vagas em universidades públicas em cursos com início no primeiro ou no segundo semestre.
Quem pode participar?
O programa é destinado a estudantes que realizaram o Enem 2024 e obtiveram nota superior a zero na redação. Candidatos na condição de treineiros não podem se inscrever.
Como funciona a distribuição de vagas?
As universidades decidirão, de acordo com a ordem de classificação dos candidatos no Sisu, quais alunos ingressarão em cada semestre. A classificação será baseada exclusivamente no desempenho no Enem 2024.
Sistema de cotas
O Sisu mantém um sistema de cotas alinhado à política de inclusão:
1. Todos os candidatos competem inicialmente pelas vagas de ampla concorrência.
2. Aqueles que não alcançarem a nota necessária nessa modalidade, mas se enquadrarem em critérios de cotas (como raça ou renda), entram na disputa pelas vagas reservadas.
3. Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, por exemplo, que obtiverem notas superiores às exigidas na ampla concorrência, ocupam vagas na lista geral e não comprometem as vagas dos cotistas.
Cronograma do Sisu 2025
• Inscrições: de 17 a 21 de janeiro
• Resultado da 1ª chamada: 26 de janeiro
• Matrículas: de 27 a 31 de janeiro
• Lista de espera: manifestação de interesse de 26 a 31 de janeiro
Por Heloísa Mendelshon