As festas de Natal e Ano Novo irão impactar o funcionamento das agências bancárias nas próximas semanas. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos atenderão ao público em horário reduzido, das 9h às 11h (horário de Brasília). Já no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, não haverá expediente bancário nem operações de compensação, como TEDs.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, as agências estarão fechadas e as compensações bancárias também não serão realizadas. Nesse período, apenas o sistema Pix, que funciona 24 horas, continuará disponível normalmente.
Funcionamento em outros dias
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, as agências bancárias funcionarão em horário normal. A partir de 2 de janeiro, o atendimento também será retomado sem alterações.
Contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias em que não há expediente ou compensação bancária (25/12, 31/12 e 01/01), poderão ser pagas sem acréscimos no próximo dia útil. No caso de tributos e impostos, o pagamento deve ser antecipado para evitar juros e multas, a menos que as datas de vencimento já estejam ajustadas no boleto ao calendário de feriados.
Orientações
A Febraban recomenda o uso de meios eletrônicos, como aplicativos, sites e caixas eletrônicos, para realizar pagamentos e transferências durante o período. “Os meios digitais são uma alternativa prática e segura, permitindo que os clientes tenham acesso a serviços bancários mesmo em dias sem expediente nas agências”, destacou a entidade.
Boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado), garantindo mais praticidade para os usuários.
De acordo com resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), sábados, domingos e feriados nacionais, estaduais ou municipais não são considerados dias úteis para operações bancárias, e as agências permanecem fechadas nessas datas.
Por Fernando Átila