O Ministério do Turismo (MTur) anunciou, nesta quarta-feira (18), a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que elevou o número de municípios cearenses na categoria A, refletindo o aumento do potencial turístico do estado. O Ceará agora conta com seis municípios nessa classificação, marcando um avanço significativo para o setor.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em 2021, apenas Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara figuravam na categoria A. Este ano, Juazeiro do Norte, Caucaia, Aquiraz e Aracati se juntaram ao grupo, ampliando o número em 200%. A classificação na categoria A indica que essas cidades têm alta capacidade de atrair visitantes nacionais e internacionais, gerando emprego e renda a partir do turismo.
Critérios de classificação
A categorização é definida com base em critérios como a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, o número de empregos gerados no setor, o fluxo de turistas nacionais e internacionais e a arrecadação de impostos federais oriundos da atividade turística.
Segundo Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, a melhoria nas classificações representa ganhos expressivos para o estado. “Quanto maior o nível de categorização, mais vantagens são oferecidas aos municípios e, consequentemente, ao destino Ceará, pois isso qualifica nossa oferta turística para receber visitantes de todo o mundo”, afirmou.
Mobilização para avanços
Os resultados decorrem de uma estratégia da Secretaria do Turismo (Setur) para regionalizar e qualificar o turismo no estado. Através da Coordenação de Qualificação dos Destinos e Produtos Turísticos (Codet), foram realizadas ações de mobilização junto a municípios e empresários, incentivando a formalização de prestadores de serviços turísticos.
Esse esforço contribuiu também para o aumento de cidades cearenses na categoria B, que passou de 11 para 13 municípios, um crescimento de 18,2%. Já as categorias C e D tiveram redução de municípios, refletindo avanços nas classificações.
Um ponto marcante foi a eliminação de municípios na categoria E, destinada a cidades de apoio ao turismo. “Todo o Ceará tem potencial para atividades turísticas, e nosso objetivo é fazer com que os destinos se desenvolvam de forma autossustentável, deixando de ser cidades de apoio e passando a arrecadar benefícios com as atividades do setor”, ressaltou Yrwana Albuquerque.
Por Bruno Rakowsky