O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou nesta quarta-feira (18) de uma reunião em Brasília com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para discutir o projeto do Complexo Industrial Multimarcas, que será instalado no município de Horizonte. A iniciativa representa um passo decisivo para a criação do Polo Automotivo do Ceará, que deverá ser contemplado pela nova lei do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o encontro, representantes da Comexport apresentaram os detalhes do projeto de reativação da antiga fábrica da Troller, com previsão de início de produção de veículos, peças e componentes em 2025. A planta, que antes produzia cerca de 1.400 unidades por ano, passará por uma modernização para atingir uma capacidade de produção de até 80 mil unidades anuais, incluindo modelos de veículos com tecnologias avançadas e alta eficiência energética.
Investimentos e geração de empregos
Na primeira fase do projeto, serão investidos R$ 400 milhões, gerando mais de 200 empregos diretos. À medida que novos modelos e componentes forem anunciados, outros investimentos serão realizados, consolidando o polo automotivo como um centro estratégico para a produção de veículos no Nordeste.
“Esse projeto não apenas fortalecerá o Ceará como um polo tecnológico de produção de veículos, mas também contribuirá para o adensamento da cadeia produtiva no Nordeste. Será uma alternativa competitiva à importação de veículos elétricos e híbridos, fortalecendo a indústria nacional”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Produção
Com a reativação da fábrica, o polo automotivo do Ceará promete se tornar um marco para a indústria brasileira. Até seis novos modelos de veículos, de marcas globais já consolidadas no mercado, serão fabricados e comercializados por meio de uma ampla rede de concessionárias no país. O projeto também prevê investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, colocando o estado na vanguarda da inovação no setor automotivo.
Além de atender ao mercado interno, o polo será um importante ponto de exportação de veículos, peças e componentes, gerando impacto econômico positivo para o estado e para a região Nordeste.
Por Heloísa Mendelshon