Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Governador Elmano de Freitas assina projetos para reestruturação das forças de segurança pública

Descentralização de serviços, novos batalhões, núcleos e departamentos, fortalecimento da inteligência e formação das Forças de Segurança estão nos Projetos de Leis assinados pelo chefe do Executivo

17 de dezembro de 2024
Governador Elmano de Freitas assina projetos para reestruturação das forças de segurança pública

(Foto: Hiane Braun/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou nesta terça-feira (16) Projetos de Lei (PLs) que reestruturam a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e seus órgãos vinculados, incluindo Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE), Perícia Forense (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A solenidade ocorreu no auditório da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Os projetos seguem agora para apreciação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky 

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

O objetivo da reestruturação é modernizar, integrar e descentralizar os serviços, com investimentos anuais de aproximadamente R$ 24,75 milhões. Segundo o governador Elmano de Freitas, as mudanças fortalecerão a integração das forças de segurança e ampliarão a capacidade de combate ao crime.

“Estamos estruturando e modernizando todas as forças ao mesmo tempo. A ideia é tratar os territórios de forma integrada, com troca de informações e maior domínio dos espaços. Segurança pública se faz com investimento nas pessoas, garantindo melhores condições de trabalho para nossos servidores e, consequentemente, mais paz ao cidadão cearense”, afirmou o governador.

(Foto: Hiane Braun/Governo do Ceará)

Descentralização e modernização da SSPDS
Caso aprovadas, as mudanças começam com a descentralização da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), responsável pelo atendimento de emergências, como o 190. Serão criadas novas unidades da Ciops em Quixadá e núcleos em Baturité, Russas, Canindé e Aracati. Sobral ganhará núcleos em Crateús, Tianguá, Camocim e Itapipoca, enquanto Juazeiro do Norte contará com unidades em Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.

Além disso, as coordenadorias de Planejamento Operacional (Copol), Inteligência (Coin) e Operações Aéreas (Ciopaer) serão modernizadas. A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) ganhará setores específicos de apoio a grupos vulneráveis e combate à violência contra a mulher.

Polícia Civil: foco no combate ao crime organizado
A reestruturação da Polícia Civil prevê a criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e da delegacia especializada Desarme, focada em armas, munições e explosivos. Além disso, será criado o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri), responsável por combater crimes que afetam bens patrimoniais.

Outras mudanças incluem a criação de 20 seccionais para coordenar delegacias regionais, a instalação de 30 seções de inteligência (Seint) em cada Área Integrada de Segurança (AIS) e a criação de uma Coordenadoria de Plantões para aprimorar o serviço 24 horas. A carreira dos policiais civis também passará por mudanças, com a criação do cargo de oficial investigador, que unificará as funções de escrivão e inspetor.

(Foto: Hiane Braun/Governo do Ceará)

Polícia Militar: novos comandos e batalhões
Na Polícia Militar, serão criados quatro novos Grandes Comandos Operacionais, totalizando oito comandos na Capital, Região Metropolitana e interior. Além disso, nove batalhões serão instalados: três na Região Norte, cinco na Região Sul e um em Caucaia.

Para dar suporte aos policiais militares, dois novos Núcleos de Atendimento Biopsicossocial (NABs) serão criados no Vale do Jaguaribe e na Serra da Ibiapaba, somando-se aos quatro já existentes.

Corpo de Bombeiros: novas unidades e modernização
O Corpo de Bombeiros contará com novos setores, como o Batalhão de Salvamento Aquático (BSM), o Memorial do CBMCE, a Assessoria de Inteligência e a Coordenadoria Geral de Operações (CGO). Também estão previstas melhorias na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e no treinamento dos profissionais.

Pefoce: mais agilidade e interiorização
A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) terá novos núcleos regionais e coordenadorias para agilizar exames periciais, incluindo unidades na Serra da Ibiapaba e em outras regiões. Serão criados núcleos especializados em Medicina Legal, Perícia Criminal, Identificação Humana e Perícias Biométricas.

Além disso, haverá uma nova Coordenadoria de Inteligência, focada no intercâmbio de informações com outras instituições de segurança.

(Foto: Hiane Braun/Governo do Ceará)

Aesp: Investimento em formação e tecnologia
A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) terá uma nova Coordenadoria de Pós-graduação e Ensino Integrado, além de diretorias específicas para cada força de segurança. Já a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) ampliará a transparência e modernizará a gestão de dados, reforçando o diálogo com universidades e outros setores.

Avanços estruturais e integração
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou que a reestruturação fortalecerá a presença dos serviços no interior do estado, além de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais. “O ato do governador dá ainda mais dignidade aos homens e mulheres que já realizam um excelente trabalho. Queremos garantir que a população seja atendida com eficiência, combatendo a criminalidade e trazendo mais segurança para todos”, concluiu.

Por Nágela Cosme

Revista Cariri Recomenda

Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre
Segurança

Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

6 de dezembro de 2025
Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte
Segurança

Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

4 de dezembro de 2025
Cinco municípios do Cariri devem encerrar o ano sem registros de homicídios
Segurança

Cinco municípios do Cariri devem encerrar o ano sem registros de homicídios

3 de dezembro de 2025
Atentados a bala deixam duas pessoas feridas no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte
Segurança

Atentados a bala deixam duas pessoas feridas no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte

2 de dezembro de 2025
Próximos
‘Ainda estou aqui’ é um dos 15 pré-selecionados para o Oscar de melhor filme internacional

'Ainda estou aqui' é um dos 15 pré-selecionados para o Oscar de melhor filme internacional

Crato inicia montagem do maior monumento dedicado a Nossa Senhora de Fátima no Brasil

Crato inicia montagem do maior monumento dedicado a Nossa Senhora de Fátima no Brasil

Programação de julho no Centro Cultural do Cariri conta com performances, oficinas e espetáculos circenses

Cultura Viva e a ameaça governamental - Por Alexandre Lucas

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat