O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, apresenta boa recuperação e segue em cuidados semi-intensivos, conforme o boletim médico divulgado às 11h20 desta sexta-feira (13). Lula está lúcido, orientado, alimentando-se normalmente e já realizou caminhadas pelos corredores do hospital.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Na quinta-feira (12), o presidente teve o dreno intracraniano retirado após a cirurgia realizada na última terça-feira (10) para tratar um hematoma na cabeça causado por uma queda em outubro. O procedimento foi descrito como tranquilo, sem intercorrências.
Pela manhã de ontem, Lula passou por uma embolização da artéria meníngea média, um procedimento endovascular preventivo considerado bem-sucedido pelos médicos.
Previsão de alta
Segundo Roberto Kalil Filho, um dos médicos que acompanham o caso, a previsão de alta para o presidente permanece para o início da próxima semana. “Ele está conversando, comendo e andando pra lá e pra cá. Neurologicamente, está normal e sem lesões cerebrais”, afirmou Kalil durante entrevista coletiva.
Os médicos destacaram que não houve novos sangramentos após a drenagem inicial e que Lula não apresenta sequelas cognitivas ou motoras. “O presidente está cognitivamente íntegro e não houve nenhuma alteração cerebral desde a cirurgia”, garantiram.
Cirurgia de emergência
Lula foi submetido à cirurgia de emergência na terça-feira para a drenagem de um hematoma subdural, identificado após a queda sofrida em outubro. A intervenção foi considerada um sucesso, e o procedimento de ontem teve caráter preventivo, visando evitar eventuais complicações.
Por Nágela Cosme