Na tarde desta quarta-feira (13), usuários ao redor do mundo enfrentaram dificuldades para acessar os serviços do WhatsApp, Instagram e Facebook, plataformas pertencentes à Meta. A empresa confirmou estar ciente dos problemas no WhatsApp e informou que está “trabalhando ativamente em uma solução”. Segundo a companhia, o acesso começou a ser normalizado por volta das 15h30, mas ainda não há uma previsão oficial para a estabilização completa.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Estamos começando a ver um retorno à normalidade para a maioria dos usuários. Esperamos que tudo esteja resolvido em breve”, afirmou a Meta em nota. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre os problemas nas outras duas plataformas, Instagram e Facebook.
Relatos de instabilidade
As primeiras reclamações sobre o WhatsApp surgiram por volta das 14h30. Segundo o site Downdetector, que monitora problemas em plataformas digitais, mais de 70 mil notificações foram registradas no Brasil, com a maioria dos usuários (69%) relatando dificuldades para enviar mensagens, além de problemas para carregar áudios, fotos e acessar o aplicativo.
“Meu WhatsApp não carrega áudio, não abre foto, só funciona no web”, relatou um usuário na rede social X (antigo Twitter). “WhatsApp parou pra mim aqui, não carrega nada”, comentou outro.
Problemas globais
A instabilidade também foi registrada em outros países, incluindo Argentina, Colômbia, Canadá, México, Estados Unidos e Índia. No Instagram e no Facebook, o Downdetector registrou mais de 3.400 e 1.300 notificações, respectivamente.
“Meu Instagram não carregava, aí quase comprei um pacote de internet adicional achando que tinha acabado”, relatou uma usuária. Outro comentou: “Meu Facebook não tá entrando”.
Repercussão nas redes sociais
A queda simultânea das três plataformas da Meta se tornou um dos assuntos mais comentados no X, gerando uma onda de memes e comentários sobre a situação. Internautas ironizaram a situação com brincadeiras como: “Meta, tá tudo bem em casa?” e “Meta em manutenção e a gente aqui em abstinência”.
A última grande instabilidade que afetou todas as plataformas da Meta ocorreu em outubro de 2021, quando os serviços ficaram fora do ar por mais de seis horas, gerando impacto global.
A Meta reforçou que está empenhada em resolver os problemas e recomenda que os usuários acompanhem atualizações por meio dos canais oficiais.
Por Fernando Átila