Dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o Ceará encerrou outubro de 2024 com 1.411.383 postos de trabalho com carteira assinada, um crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa 57.666 novos trabalhadores no mercado formal.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“O cenário é muito positivo, com o fortalecimento dos principais setores econômicos. Estamos em constante diálogo com o setor produtivo e buscando novos investimentos para criar oportunidades e melhorar a vida dos cearenses. Gerar emprego e renda é nossa prioridade”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Emprego formal em alta
No mês de outubro, foram criados 3.187 novos postos de trabalho, marcando o décimo mês consecutivo de saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). No acumulado de 2024, o saldo é de 58.049 empregos formais, com desempenho positivo em todos os cinco grandes agrupamentos econômicos do estado.
“Os dados reforçam a trajetória de ampliação da renda e da capacidade aquisitiva da população. A geração de empregos formais, com mais qualidade e garantias trabalhistas, deve ser comemorada”, destacou o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.
Entre as admissões e desligamentos do mês, o saldo positivo resultou de 53.756 contratações e 50.569 demissões. As mulheres foram destaque, ocupando 2.347 vagas, enquanto os homens preencheram 840. Além disso, os jovens de 18 a 24 anos ocuparam 3.926 dos postos criados, e trabalhadores com ensino médio completo ficaram com 3.637 vagas.
Interior lidera geração de empregos
Os municípios do interior cearense e regiões próximas à capital foram responsáveis pela maior parte das vagas geradas. Sobral liderou o saldo positivo com 1.035 novos empregos, seguido por Itaitinga (403), Itapajé (253) e Aquiraz (210). Fortaleza, por sua vez, respondeu por 6,4% dos novos vínculos formais.
Indústria impulsiona empregos
A indústria cearense foi o setor com melhor desempenho em outubro, gerando 1.453 novos postos de trabalho, superando os serviços (1.002) e o comércio (1.422), que tradicionalmente lideram no mês.
Com este resultado, a indústria registrou um crescimento de 4,5% no emprego formal, passando de 274.314 trabalhadores em outubro de 2023 para 286.669 no mesmo mês de 2024.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Angelo, destacou a importância do setor: “A indústria cearense tem sido essencial para a recuperação e expansão do mercado de trabalho, mantendo um ritmo de contratações consistente e impactando diretamente na economia local”.
Por Heloísa Mendelshon