O Laboratório de Geoprocessamento do curso de Geografia e o Herbário Caririense Dardano de Andrade Lima, vinculados à Universidade Regional do Cariri (URCA), estão conduzindo um projeto de mapeamento ambiental no Sítio Urbano do Gesso, em parceria com o Coletivo Camaradas. A iniciativa busca quantificar, identificar e localizar as árvores ao longo das margens da linha férrea que atravessa a área.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Reconhecido oficialmente pela Lei Municipal nº 3.612, de 27 de novembro de 2019, o Sítio Urbano do Gesso é uma área com cultivo de plantas frutíferas e medicinais, situada às margens da linha férrea. A região se estende pela Rua Monsenhor Juviniano Barreto, entre a Estação Crato do Metrô e a Escola de Educação Profissionalizante Maria Violeta Arraes Gervaseau.
De acordo com a professora Arlene Pessoa, coordenadora do Herbário da URCA, o projeto permitirá à comunidade local se empoderar por meio do conhecimento dos nomes populares e científicos das plantas, além de suas funções. “Esse mapeamento pode orientar políticas públicas voltadas à preservação e uso consciente dos recursos naturais”, ressalta.
Já a professora Lourdes Carvalho, coordenadora do LabGeo, destaca a relevância da iniciativa para o Território Criativo do Gesso e sua aplicabilidade em outros municípios. “Esse levantamento ambiental e social proporciona um diagnóstico das realidades locais, auxiliando na formulação de ações que atendam às necessidades da região”, afirma.
Semana do Sítio Urbano do Gesso
A II Semana do Sítio Urbano do Gesso ocorrerá de 28 a 30 de novembro, na Praça do Gesso. O evento tem o objetivo de fortalecer essa experiência de organização popular na área da agricultura urbana reconhecida pela Lei Municipal Nº 3.612/2019.
A Semana contará com feira, distribuição de mudas, visita guiada, georreferenciamento, oficinas e rodas de conversas com as escolas e que compõem o Território Criativo do Gesso e público em geral.
A iniciativa é do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Movimento Camponês Popular – MCP, Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Regional do Cariri – LabGeo, Herbário/URCA, FATEC Cariri, Ponto de Cultura Paraiso dos Caipiras, Nova Vida, Rádio Cafundó, SAAEC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios – LACITE/UFCA.










