A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) deu início ao processo de credenciamento das empresas e entidades fornecedoras para o projeto “Hora de Plantar” da safra 2024/25. Durante os dias 22, 24 e 25 de outubro, a Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) reuniu representantes no auditório da SDA para o recebimento e análise da documentação dos participantes dos editais de fornecimento de sementes, mudas, manivas e palmas. A distribuição das sementes está prevista para começar em dezembro na região do Cariri, a primeira a receber as chuvas no estado.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, o programa trará novidades significativas nesta safra. “Estamos trabalhando em uma proposta que amplia as inovações da safra passada, como o algodão, feijão, capim e a palma forrageira. Essas ações fortalecem a segurança alimentar e nutricional das famílias cearenses e também impulsionam a renda a partir da produção local”, afirma. A maior novidade deste ano será a introdução de sementes crioulas, promovendo a preservação do patrimônio genético do estado por meio das Casas Comunitárias de Sementes Crioulas.
A SDA informou que, após a fase de credenciamento, o mês de novembro será dedicado à conclusão dos prazos de entrega das empresas selecionadas, garantindo a distribuição aos agricultores ainda em dezembro. Nos dias 22, 24 e 25 de outubro, a Secretaria realizou os certames específicos para cada tipo de insumo: sementes e palmas, mudas e manivas de mandioca, respectivamente. O resultado parcial já pode ser consultado no site da SDA.