A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a criação de dois novos cursos tecnólogos a serem oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD): Banco de Dados e Processos Gerenciais. A seleção dos alunos está prevista para ocorrer ainda em 2024, com início das aulas em 2025. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas para cada curso.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Banco de Dados
O curso de Tecnólogo em Banco de Dados (TDB) terá ênfase em Ciências de Dados e será vinculado ao Instituto de Formação de Educadores (IFE) da UFCA. Com carga horária de 2.064 horas, o curso será ofertado em tempo integral, combinando aulas síncronas e assíncronas. Os estudantes poderão concluir a graduação em até oito períodos letivos, sendo quatro o mínimo permitido.
Processos Gerenciais
Já o Tecnólogo em Processos Gerenciais (TPG), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), terá carga horária de 1.640 horas. O curso também será oferecido de forma integral, com aulas síncronas e assíncronas, e poderá ser concluído em até sete períodos letivos, sendo cinco o mínimo necessário.
Processo Seletivo
A seleção para os cursos EaD da UFCA ocorre por meio de editais específicos, diferentes dos utilizados para os cursos presenciais. A previsão é de que o edital de seleção, com a oferta das vagas para os novos tecnólogos, seja publicado entre novembro e dezembro de 2024.
Os cursos EaD exigem o cumprimento de parte da carga horária de forma presencial, conforme determina o Decreto Nº 9.057/2017. Essas atividades presenciais serão realizadas nos polos de apoio mantidos pela UFCA em parceria com prefeituras de diversas cidades do Ceará. A distribuição das vagas por polo será informada nos editais.
Parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil
Os novos cursos serão ofertados em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa expandir a oferta de graduações a distância no ensino superior público. O programa prioriza a oferta de cursos em municípios distantes de grandes centros urbanos, com a meta de criar até 290 mil vagas em cursos EaD no Brasil até 2026.
Novos cursos presenciais para 2025
Além dos cursos EaD, a UFCA também anunciou a criação de cinco novos cursos presenciais a partir de 2025: Arquivologia, Museologia, Farmácia, Psicologia e Engenharia de Software. Haverá ainda a duplicação das vagas para o curso de Ciências Contábeis. Os cursos de Farmácia e Psicologia funcionarão no campus de Barbalha, enquanto os demais serão ofertados no campus de Juazeiro do Norte.
Por Aline Dantas