Um grave acidente na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, deixou nove mortos na noite de domingo (20), por volta das 21h40, quando uma carreta container tombou sobre uma van. Ao todo, dez pessoas estavam no veículo de passageiros.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Entre as vítimas, estão atletas de um time de remo do Projeto Remar para o Futuro, de Pelotas, de acordo com a prefeitura da cidade.
As vítimas fatais foram identificadas como:
1. Samuel Benites Lopes, 15 anos
2. Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
3. João Pedro Kerchiner, 17 anos
4. Helen Belony, 20 anos
5. Nicoli Cruz, 15 anos
6. Angel Souto Vidal, 16 anos
7. Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
8. Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
9. Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
O único sobrevivente do grupo, João Milgarejo, de 17 anos, foi resgatado com ferimentos leves e levado ao Hospital São José, em Joinville (SC), onde permanece em observação com quadro de saúde estável, assim como o motorista da carreta, de 30 anos, que também sofreu ferimentos leves. Os corpos das vítimas foram encaminhados à Polícia Científica em Curitiba.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 665, sentido Santa Catarina. A van, que havia saído de São Paulo, tinha como destino a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
A PRF suspeita que o caminhão tenha perdido os freios, colidindo na traseira da van. O impacto fez com que a van rodasse na pista e batesse em outro carro antes de ser arrastada para fora da rodovia, quando a carreta tombou sobre o veículo. O motorista do carro envolvido no acidente não se feriu.
Rodovia bloqueada por 15 horas
Após o acidente, a BR-376 ficou interditada por 15 horas, causando um congestionamento de até 22 quilômetros. A pista foi liberada no sentido Santa Catarina às 11h57 da segunda-feira (21), segundo a concessionária Arteris Litoral Sul.
Luto oficial em Pelotas
A tragédia abalou a cidade de Pelotas, que decretou luto oficial de sete dias. A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu com os familiares das vítimas na manhã de segunda-feira para prestar solidariedade. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também manifestou pesar, destacando o impacto da perda para a comunidade local.
“Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional”, disse o governador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou as mortes nas redes sociais, expressando sua solidariedade: “Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu o presidente.
Por Aline Dantas