O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico na noite deste sábado (19), em Brasília, e teve um corte na região da cabeça. Por orientação médica, Lula cancelou a viagem que faria à Rússia neste domingo (20), onde participaria da Cúpula do Brics. O presidente acompanhará o evento por videoconferência.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (20), Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, com um “ferimento corto-contuso na região occipital” – ou seja, um corte na nuca. O presidente levou cinco pontos no local e foi liberado após curativo. Neste domingo, retornou ao hospital para exames adicionais e, novamente, foi liberado.
Apesar do susto, os médicos afirmam que o caso não é grave. O cardiologista Roberto Kalil Filho recomendou, por precaução, que Lula evitasse viagens longas de avião. A orientação levou ao cancelamento de sua participação presencial na cúpula, que ocorrerá em Kazan, na Rússia.
Participação por videoconferência
A Presidência da República informou que Lula participará da Cúpula do Brics por meio de videoconferência e seguirá com sua agenda normal de trabalho durante a semana em Brasília, no Palácio do Planalto.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula do Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração”, afirmou a nota oficial. A delegação brasileira ao evento será chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A cúpula, que começa na terça-feira (22), tinha em sua agenda reuniões bilaterais entre Lula e os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping. Com o cancelamento da viagem, esses encontros devem ser reorganizados.
Antes do acidente, Lula participou de eventos de campanha em São Paulo ao lado de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura da capital paulista. A programação sofreu alterações devido às fortes chuvas e, em vez de uma carreata, os compromissos foram realizados por meio de uma transmissão online. O presidente retornou a Brasília no início da noite de sábado.
Histórico
Lula, de 78 anos, passou por uma cirurgia no quadril em setembro de 2023, quando realizou uma artroplastia total do quadril direito para substituir a cartilagem desgastada por uma prótese. Recentemente, o presidente passou por exames de revisão do procedimento, que completou um ano.
Por Nicolas Uchoa