Nesta segunda-feira (14), o Pix apresentou falhas em várias instituições financeiras, como Nubank, Caixa, Santander, Itaú, Banco do Brasil, PicPay, Bradesco e Banco Inter. De acordo com usuários nas redes sociais, como o X (antigo Twitter), não está sendo possível realizar transferências através do sistema em aplicativos para Android e iPhone (iOS).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O Downdetector, plataforma que monitora a estabilidade de serviços online, registrou um aumento de notificações relacionadas a problemas no Pix, com mais de 1.300 relatos até o momento. A instabilidade começou por volta das 10h20 e, desde então, clientes de várias instituições têm enfrentado dificuldades.
Além disso, no Google Trends, termos como “Pix indisponível”, “não consigo fazer Pix”, “Pix em processamento” e “instabilidade Pix hoje” tiveram um aumento expressivo nas últimas horas, reforçando a percepção de que o problema afeta um grande número de pessoas.
Possível falha no Banco Central
A causa da falha parece estar relacionada à instabilidade no Banco Central do Brasil, que também foi registrada pelo Downdetector. Cerca de 93% das notificações direcionadas ao órgão indicam problemas no sistema do Pix. O início das notificações coincide com os primeiros relatos de falhas nas demais instituições financeiras, sugerindo que o problema pode ter origem centralizada.
A falha generalizada está afetando clientes de bancos e fintechs como Mercado Pago, Banco Pan, PicPay e Iti, além das instituições bancárias mais tradicionais. Os usuários recorreram às redes sociais para expressar suas frustrações com a instabilidade e relatar problemas como transações pendentes, Pix em processamento e falhas ao tentar realizar pagamentos.
O Revista Cariri entrou em contato com o Banco Central e os principais bancos mencionados para mais esclarecimentos e atualizará as informações assim que houver um retorno oficial.
Por Heloísa Mendelshon