Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (30), revela os primeiros números da corrida eleitoral para a prefeitura de Crato, no Ceará, em 2024. De acordo com os dados, o atual líder na disputa é Dr. Aloísio (União), que se encontra à frente de André Barreto (PT) e Lucas Brasil (PSDB).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam livremente seus candidatos, Dr. Aloísio aparece com 29,5% das intenções de voto. André Barreto registra 20%, e Lucas Brasil tem 1,4%. A pesquisa também revela uma parcela significativa de eleitores ainda indecisos, com 42,8% declarando que não sabem ou não responderam.
No cenário estimulado, em que os candidatos são apresentados aos eleitores, Dr. Aloísio amplia sua vantagem, chegando a 46,3% das intenções de voto, seguido por André Barreto com 36,1% e Lucas Brasil com 5,8%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 11,8%.
Rejeição aos candidatos
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a rejeição aos principais nomes da disputa. André Barreto lidera em rejeição, com 37,5%, seguido por Lucas Brasil, com 30,5%, e Dr. Aloísio, que registra 26,1%. Apenas 6,1% dos eleitores afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos.
Avaliação das administrações
Além da corrida eleitoral, o levantamento mediu a avaliação dos eleitores sobre as gestões municipal, estadual e federal.
Na administração municipal do Crato, o prefeito José Ailton tem aprovação de 52,3% dos entrevistados, enquanto 44,4% desaprovam sua gestão. Em relação à avaliação qualitativa, 10,3% consideram sua gestão “ótima”, 28,4% classificam como “boa”, e 27,7% avaliam como “regular”. Já 24,7% dos eleitores consideram a administração “péssima”.
No âmbito estadual, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, possui uma aprovação de 68,6%, enquanto 27,2% desaprovam sua gestão. Quando questionados sobre a qualidade da administração, 16,7% a consideram “ótima”, 33,3% como “boa” e 27,2% como “regular”. O percentual de eleitores que avaliam negativamente (ruim ou péssimo) é de 20,6%.
Em relação ao governo federal, a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 70,2% de aprovação no Crato, enquanto 26,4% dos eleitores desaprovam. Quando perguntados sobre a avaliação qualitativa da gestão de Lula, 30,5% a classificaram como “ótima”, e 27% como “boa”.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024, com 640 eleitores do Crato entrevistados pessoalmente. O levantamento foi contratado pela DON7 Media Ltda. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-03254/2024.