O Canal do Rio Granjeiro, no Crato, receberá obras de requalificação, com melhorias na pavimentação e drenagem na área urbana. O contrato para a execução das obras foi assinado nesta sexta-feira (27) pelo Governo do Ceará, representado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), junto ao Consórcio Rio Granjeiro. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do superintendente da SOP, Valdeci Rebouças, além de outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante o evento, o governador destacou a importância da intervenção para o município. “Essa é uma obra absolutamente estruturante para o Crato. São R$ 104 milhões destinados a essa licitação, com mais de R$ 20 milhões vindos do Governo Federal. Esses recursos são essenciais, pois garantem melhoria na qualidade de vida e trazem mais tranquilidade para a população e o comércio local”, afirmou Elmano de Freitas.
A urbanização do Rio Granjeiro atende a uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes, que enfrentam transtornos frequentes com os alagamentos durante o período de chuvas. A baixa capacidade atual do canal é uma das causas desses problemas. Com a requalificação, a capacidade de vazão do canal será expandida de 60 metros cúbicos para 140 metros cúbicos em um trecho de 3,14 km de extensão.
As obras incluirão a reestruturação das galerias e a pavimentação com piso intertravado no entorno do canal. A ampliação na capacidade de drenagem visa evitar os alagamentos recorrentes, trazendo mais segurança e melhoria para o tráfego e o comércio local.
“Nossa missão é tornar viável essa obra de forma ágil. A SOP vai acompanhar diariamente o andamento dos trabalhos para garantir que sejam entregues dentro do prazo e com a qualidade necessária”, garantiu o superintendente Valdeci Rebouças.
Por Bruno Rakowsky