O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou um crescimento expressivo de 7,21% no segundo trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, e os dados detalhados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta quinta-feira (26).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Entre os setores que mais contribuíram para o resultado, a agricultura liderou com uma alta de 32,52% em relação ao segundo trimestre de 2023. O setor industrial também se destacou, com crescimento de 9,93%, seguido pelos serviços, que avançaram 4,48%.
Esse desempenho cearense supera amplamente a média nacional, que registrou crescimento de 3,3% no mesmo período. Em relação ao primeiro trimestre de 2024, o PIB do estado cresceu 1,94%, novamente superando a média brasileira, de 1,4%. A previsão para o crescimento total do PIB cearense em 2024 é de 4,41%.
No primeiro semestre de 2024, o PIB do Ceará fechou com um aumento acumulado de 6,48%, também superior ao índice nacional, que foi de 2,9%. Quando analisado os últimos quatro trimestres, o crescimento foi de 5,10%, enquanto o Brasil registrou 2,5%.
O Ceará lidera o crescimento econômico entre os estados do Nordeste no segundo trimestre de 2024. A Bahia, por exemplo, apresentou alta de 2,2%, enquanto Pernambuco cresceu 4,1%.
Ao analisar o crescimento por setores, a agricultura cearense teve um aumento significativo de 19,63% no segundo trimestre, superando de longe a queda nacional de -2,3%. No setor de serviços, o estado registrou um avanço de 1,12%, também superior à média nacional de 1,0%. No entanto, o setor industrial, com um crescimento de 0,29%, ficou abaixo do desempenho brasileiro, que foi de 1,8%.
Perspectivas
O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, destacou que o bom desempenho da economia cearense é resultado das políticas públicas adotadas pelo governo estadual. Ele frisou que o crescimento econômico é impulsionado por investimentos públicos, que somaram R$ 2,13 bilhões de janeiro a agosto deste ano.
“O crescimento de 5,10% registrado na gestão atual é mais que o dobro do PIB nacional. Isso reflete as políticas eficazes implementadas e o aumento da taxa de investimento no estado”, afirmou Cialdini.
Alfredo Pessoa, diretor do Ipece, também ressaltou o impacto positivo para o desenvolvimento econômico do Ceará. Segundo ele, a expectativa é que o PIB estadual continue a crescer ao longo do ano, trazendo mais empregos e desenvolvimento.
Se a previsão de crescimento de 4,41% do PIB cearense para 2024 se concretizar, o estado superará novamente a média nacional, que é projetada para 2,96%. Desde dezembro de 2023, as projeções de crescimento do Ceará têm sido revisadas para cima, sempre acima das estimativas nacionais.
Por Nicolas Uchoa