O Ceará terá um novo hospital público graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a União, por meio do Ministério da Educação (MEC). Na manhã deste sábado (21), o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram da assinatura do contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a construção e administração do futuro Hospital Universitário da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O hospital será erguido em um terreno doado pelo Governo do Ceará, localizado em Juazeiro do Norte.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância da iniciativa: “Decidir pela desapropriação do terreno ao lado da UFCA para o hospital foi uma das decisões mais fáceis que tomei como governador. Esse hospital fortalecerá muito o sistema de saúde da região do Cariri e também contribuirá para a formação de estudantes da área de saúde”, afirmou Elmano.
O investimento total para a construção do Hospital Universitário da UFCA será de R$ 260 milhões, e o custo anual para sua operação está estimado em R$ 300 milhões. “Será um equipamento de grande valor para a população do Cariri”, reforçou o governador.
Fortalecimento da saúde no Cariri
O ministro Camilo Santana enfatizou o impacto regional do hospital, que atenderá não apenas Juazeiro do Norte, mas toda a região do Cariri. “É um hospital de alto nível, dentro do SUS, e também um centro de ensino e pesquisa, essencial para o desenvolvimento da região”, disse o ministro.
Arthur Chioro, presidente da Ebserh, explicou que o projeto foi elaborado em conjunto com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e secretarias municipais, para garantir uma estrutura que atenda de forma eficiente as necessidades da população. “Esse hospital representa o papel da universidade em servir a população por meio da ciência. Foi discutido profundamente com a Sesa e as secretarias municipais para garantir serviços de qualidade”, afirmou Chioro.
Impacto regional
A previsão é que as obras do hospital comecem no primeiro semestre de 2025. Quando concluído, o hospital atenderá cerca de um milhão de pessoas da região do Cariri, sendo um centro de referência em média e alta complexidade, com 200 leitos, incluindo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele prestará atendimento especializado em cardiologia, neurologia e oncologia, além de oferecer radioterapia e quimioterapia.
Além dos benefícios à saúde, o hospital universitário será um importante polo de formação para estudantes de Medicina e outras áreas da saúde. Maísa Santos, estudante de Medicina, comemorou a notícia: “Ter um hospital universitário na UFCA é um marco para nós, estudantes, e para o desenvolvimento da saúde na região”, disse.
O reitor da UFCA, Silvério Freitas, celebrou o momento histórico para a instituição. “Essa assinatura representa um marco sublime para a UFCA e para toda a região do Cariri. Trata-se de uma demanda antiga que finalmente está sendo atendida. É um ganho imenso para a comunidade acadêmica e para a população”, concluiu Freitas.
Por Bruno Rakowsky