Uma nova modalidade de fraude conhecida como “golpe do 0800”, ou golpe da falsa central de atendimento, tem se espalhado por diversos canais de comunicação, fazendo um número crescente de vítimas em todo o país.
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Nesse golpe, a vítima recebe uma comunicação, geralmente via mensagem de texto ou ligação telefônica, em que o golpista se passa por um funcionário de um banco. O fraudador tenta confirmar uma suposta tentativa de compra ou transferência de dinheiro, geralmente de alto valor, que a vítima não reconhece. Em seguida, a pessoa é orientada a entrar em contato com uma falsa central de atendimento para cancelar a transação.
Ao ligar para o número informado, que pode até começar com o prefixo 0800, a vítima é atendida pelo próprio golpista, que continua a se passar por um funcionário do banco e tenta extrair informações pessoais e financeiras, incluindo senhas de contas e cartões.
Como funciona o golpe
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que o golpe pode se desenrolar de várias maneiras:
• Mensagem de texto: Quando a comunicação é feita por SMS ou WhatsApp, a mensagem pode conter um número que se apresenta como sendo da central de atendimento.
• Ligação telefônica: Caso o contato seja por telefone, o golpista pode se passar por um atendente da central ou fornecer um número falso para que a vítima ligue.
Independentemente da forma de abordagem, o objetivo é sempre o mesmo: levar a vítima a acreditar que está falando com um representante legítimo do banco e induzi-la a fornecer dados sensíveis.
Como evitar ser vítima
Para evitar cair nesse tipo de golpe, a principal recomendação é manter a calma e não agir por impulso, mesmo que a mensagem ou ligação cause um susto inicial. A Febraban orienta que os clientes sempre entrem em contato com os canais oficiais de sua instituição financeira para confirmar qualquer suspeita.
É importante lembrar que bancos nunca solicitam senhas ou números de cartão por telefone, e jamais pedem para que o cliente realize transferências ou pagamentos. Portanto, nunca ligue para os números fornecidos em mensagens ou ligações suspeitas.
Golpe dos Correios
Em uma variação desse esquema, conhecida como “golpe dos Correios”, os fraudadores enviam mensagens falsas, supostamente em nome dos Correios, informando que é necessário pagar uma taxa para a liberação de uma encomenda. A mensagem geralmente inclui um link para o pagamento, que redireciona a vítima para um site falso, disfarçado como oficial.
Para evitar esse golpe, os Correios recomendam que os clientes utilizem o aplicativo oficial dos Correios para rastrear suas encomendas e pagar tributos, se necessário. Caso persista alguma dúvida, a orientação é entrar em contato diretamente com a empresa pelos canais oficiais.
Os números oficiais de atendimento dos Correios são 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo serviço Fale Conosco no site dos Correios.
Por Heloísa Mendelshon