Quem acorda cedo no Ceará tem sentido a queda de temperatura nos últimos dias, mas a cidade de Aiuaba, no interior do estado, superou todas as expectativas. Nesta quinta-feira (25), os termômetros do município registraram 11,4ºC, a menor temperatura já registrada no estado desde o início dos registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na década de 1980.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
No dia 1º de julho, Aiuaba já havia marcado 13,7ºC, a menor temperatura de 2024 até então. Contudo, nesta quinta-feira, apenas 24 dias depois, as temperaturas caíram ainda mais, e às 6 horas da manhã, a cidade registrou os históricos 11,4ºC.
Além de Aiuaba, Parambu, localizada na mesma região do Sertão dos Inhamuns, apresentou 12,9ºC, a segunda menor temperatura histórica do estado. Já na Serra da Ibiapaba, a cidade de São Benedito viu seus termômetros marcarem 14,9ºC às 2h da madrugada.
Entenda
De acordo com a Funceme, a queda nas temperaturas está relacionada ao inverno no hemisfério sul, que começou em 20 de junho. Durante essa época, há uma menor incidência de radiação solar, o que contribui para temperaturas mais baixas.
Além disso, as cidades que registraram temperaturas mínimas históricas tiveram madrugadas de céu limpo, condição que facilita a dissipação do calor e promove um clima mais ameno. A presença de uma massa de ar menos aquecida também favoreceu os registros de temperaturas recordes em Aiuaba e Parambu.
Perspectivas climáticas
A Funceme destaca que o mês de julho costuma apresentar as menores temperaturas mínimas do ano no Ceará. Com o inverno em pleno andamento, outras cidades do estado podem continuar a experimentar temperaturas mais baixas nos próximos dias.
Por Heloísa Mendelshon