O cantor e compositor baiano Gilberto Gil foi agraciado com o título de ‘doutor honoris causa’ pela Universidade Regional do Cariri (URCA) nesta quarta-feira (10). A cerimônia ocorreu no espaço Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri, no Crato.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em seu discurso, Gilberto Gil expressou profunda gratidão e orgulho. “A gratidão por essa honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado, de coração (…) Fizeram pulsar diferente meu coração de menino brasileiro”, declarou Gil emocionado.
Ele também destacou a importância do Cariri como terra de resistência e conhecimento: “Estar aqui, sentir e ter na minha frente o Cariri, essa lendária terra de gente resistente e forte. Hoje, volto aqui para compartilhar com tantos que empreendem essa lavoura humana da busca constante de conhecimento e do saber.”
Reconhecimento
A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da Urca, que reconheceu a importância e o legado de Gilberto Gil tanto na música quanto em sua atuação como ex-ministro da Cultura.
Homenagens
A cerimônia contou com apresentações de grupos tradicionais, como o Reisado de Congo do Mestre Aldenir, o Reisado de Caretas do Mestre Antonio Luiz, o Coco dos Souza da Mestra Maria Tiê e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. Após a entrega do título, a celebração continuou com um show do cantor Bem Gil, filho do homenageado, e da Banda Fogo Eterno, composta por Mãeana, Guigga, Luiza Britto e Moreno Veloso, que tocaram músicas do repertório de Gilberto Gil.
Carreira
Aos 82 anos, Gilberto Gil é uma das figuras mais proeminentes da música brasileira. Sua carreira, iniciada no final dos anos 1950, inclui sucessos como “Aquele Abraço”, “Não Chore Mais”, “Esperando na Janela” e “Vamos Fugir”. Ele acumula nove prêmios Grammy, incluindo um Grammy Latino, e foi nomeado “Artista pela Paz” pela Unesco em 1999. Entre 2003 e 2008, atuou como ministro da Cultura no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em abril de 2022, Gil tomou posse como um ‘imortal’ na Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro representante da música popular brasileira a integrar a instituição.
Em abril deste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também homenageou Gilberto Gil com o título de ‘doutor honoris causa’. Em outubro de 2023, ele recebeu a mesma honraria da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Com o título concedido pela Urca, Gilberto Gil acumula três títulos honoríficos em menos de um ano.
O evento no Crato foi aberto ao público e gratuito, embora sujeito à lotação. Apesar das celebrações, não houve previsão de uma apresentação musical de Gilberto Gil durante a cerimônia.
Por Bruno Rakowsky