O Governo Federal revelou na manhã desta segunda-feira (10) novos investimentos no Ceará, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em reunião com reitores de instituições de ensino superior de todo o Brasil, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a construção de um hospital universitário na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e um novo campus universitário em Baturité.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O novo campus em Baturité será uma das dez unidades a serem implantadas em todo o Brasil, com investimento médio de R$ 60 milhões, incluindo edificações, equipamentos e ampliação de pessoal. Embora a instituição que será abrigada ainda não tenha sido confirmada, especula-se que será a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que recentemente homologou um novo curso de Medicina na cidade.
Além do campus, um hospital universitário será construído para a UFCA. O reitor Silvério Freitas deve assinar em breve um protocolo de intenções com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A minuta do documento, recebida pelo Gabinete da Reitoria na última quinta-feira (6), está sob análise da Procuradoria-Geral da Universidade.
Desde junho de 2023, UFCA, Ebserh, MEC e outros entes públicos estão em tratativas para viabilizar o hospital. Conforme o protocolo, a UFCA ajudará na realização de um diagnóstico situacional e auditoria pela Ebserh na Unidade Hospitalar Universitária, enquanto a Ebserh fará visitas técnicas para definir os recursos necessários.
A Universidade informa que o Governo do Ceará pretende doar um terreno ao lado do campus Juazeiro do Norte da UFCA para a construção do hospital. “Além dos esforços da Ebserh e da UFCA, vários atores das esferas municipal, estadual e federal têm se dedicado a prospectar recursos necessários ao projeto”, destacou a UFCA.
O Ministério da Educação vai destinar um total de R$ 5,5 bilhões para consolidar e expandir unidades universitárias federais pelo país. O novo PAC permitirá a criação de 10 novos campi e melhorias na infraestrutura das 69 universidades federais existentes, além de recursos para 31 hospitais universitários, incluindo oito novos.
Por Heloísa Mendelshon