Não há mais necessidade de projeção de pontos para que um time se salve do rebaixamento. Restando duas rodadas para o fim da Série A, duas equipes lutam para não cair: Ceará, com 38 pontos e 10 vitórias (atualmente na 16ª colocação) e Cruzeiro, com 36 pontos e sete vitórias (em 17º lugar). Avaí, Chapecoense e CSA já estão na Série B do ano que vem (o time alagoano precisaria de uma combinação impressionante de resultados e ainda tirar um saldo de 24 gols de diferença, ou seja, sem condições).
Para não depender dos resultados da equipe mineira, o Ceará precisa fazer quatro pontos. Já o Cruzeiro não depende mais de suas forças apenas.
A situação, entretanto, tem potencial para se resolver na rodada de meio de semana. Caso empate diante do Corinthians, no Castelão – jogo é na quarta – e o Cruzeiro perca para o Grêmio, em Porto Alegre – partida ocorre na quinta-feira – o Ceará estará livre da Série B com 39 pontos. O time mineiro, nessa hipótese, ficaria com 36 pontos, mas com três vitórias a menos, o que já determinaria o seu rebaixamento pela primeira vez na história.
Outra combinação na próxima rodada define a situação: vitória do Ceará (chegaria aos 41 pontos) e empate do Cruzeiro (ficaria com 37). Com quatro pontos de distância seria impossível qualquer recuperação da equipe azul.
Se nenhuma dessas hipóteses relatadas ocorra, o rebaixamento será resolvido na rodada derradeira, que será disputada no domingo que vem. O Ceará encara o Botafogo, no Rio de Janeiro, enquanto o Cruzeiro recebe o Palmeiras, ambos às 16 horas.
Brigando contra o rebaixamento o campeonato quase todo, Botafogo e Fluminense, ambos com 42 pontos e respectivamente 13 e 11 vitórias, ficaram livres de quaisquer risco com a derrota do Cruzeiro para o Vasco nesta segunda-feira, em São Januário, por 1 a 0, gol marcado pelo colombiano Guarin.
Ceará e a vaga para a Sul-Americana
Para uma equipe garantir vaga na competição internacional em 2020 é preciso chegar até pelo menos a 14ª colocação. Assim, o Ceará tem que terminar a Série A na frente de Botafogo (atual 14º lugar e Fluminense, atual 15º). É possível desde que vença obrigatoriamente os dois jogos e torça por uma combinação de resultados. O time não depende apenas de suas forças.
Fonte: O Povo