O Ceará está em alerta para chuvas intensas em 181 municípios até às 10h desta segunda-feira (1º), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um aviso divulgado no domingo (31) classifica o grau de severidade das chuvas como perigoso.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Prevê-se a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm) e ventos fortes, podendo alcançar velocidades de 60 a 100 km/h. O alerta também menciona “risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.
O alerta engloba cidades de todas as regiões cearenses. Em caso de riscos, o Inmet publicou algumas orientações:
• Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
• Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fim de semana chuvoso
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o fim de semana indicava chuvas em todas as regiões do estado, o que se confirmou pelos registros. Entre as 7h de sábado e o mesmo horário deste domingo, ocorreram chuvas em 119 municípios.
O maior volume foi registrado em Limoeiro do Norte, com 111 milímetros. Também houve precipitações significativas em Amontada (98 mm), Acopiara (94 mm), Jaguaretama (87 mm) e Banabuiú (86 mm).
De acordo com a Funceme, a previsão para esta segunda-feira é de céu nublado com chuvas isoladas durante a madrugada e a manhã. Ao longo do dia, espera-se céu parcialmente nublado.