A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançou nesta segunda-feira (4), edital que faz referência ao Processo Seletivo para Professores Formadores que poderão compor a equipe multidisciplinar da instituição – no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A seleção para Professor Formador, com a finalidade de criação de vagas para cadastro de reserva, disponibiliza 12 vagas. A validade deste processo seletivo é de quatro anos.
As vagas ofertadas são para as seguintes áreas:
• Gestão Financeira (1);
• Designer Gráfico (1);
• Suporte à Tecnologia da Informação (3) Gestão do Moodle (1);
• Gestão Pedagógica em EaD (1);
• Apoio Administrativo/Acadêmico aos cursos EaD (4);
• Comunicador Social [Produção Multimídia] (1).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de março, por meio da Plataforma Forms/UFCA [formulário “Edital n° 02/2024 – Processo Seletivo de Bolsistas para Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil, no Âmbito da Universidade Federal do Cariri (Criação de Vagas e Cadastro de Reservas)”].
Quem pode participar?
Podem participar da seleção servidores docentes (efetivos ou substitutos), servidores técnico-administrativos e terceirizados com vínculo com a UFCA. O referido edital também permite a participação do público externo à UFCA, desde que obedecidos os critérios de prioridades dispostos no edital.
Outra condição para participar da seleção é ter experiência no magistério superior. No caso de professores formadores de nível 1, a experiência mínima é de três anos. Para professores de nível 2, a experiência mínima é de um ano.
Remuneração e etapas de seleção
No caso da remuneração, os professores formadores serão pagos de acordo com o nível de experiência. Professores de nível 1 receberão bolsa mensal no valor de R$ 1.850,00. Para os selecionados de nível 2, a bolsa tem o valor de R$ 1.550,00 – pagos mensalmente.
O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira delas consiste na análise curricular dos candidatos e tem caráter classificatório e eliminatório. Na segunda etapa, o foco da avaliação será a carta de apresentação e intenções, enviada pelos participantes.
A carta de apresentação e intenções será um texto pessoal, que identifique o candidato, sua formação, conhecimentos e experiências relacionados com a função pretendida, além de apresentar expectativas em relação ao curso e a intenção em atuar na respectiva função.
Para as funções de “Suporte à Tecnologia da Informação (STI)” e “Designer Gráfico”, é preciso enviar, junto à carta de apresentação, portfólio com experiência, produtos e serviços já desenvolvidos na área.
De acordo com o edital, os selecionados desempenharão suas funções no campus Juazeiro do Norte da UFCA e nos polos ofertantes dos cursos UAB/UFCA espalhados pelo Ceará, conforme plano de trabalho a ser estabelecido junto à coordenação do Centro de Educação a Distância.
Universidade Aberta do Brasil
Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa UAB busca, por meio de universidades associadas, a ampliação e a interiorização da oferta de cursos de graduação na modalidade EaD – dentre as quais está a UFCA.
Em parceria com esse programa, a UFCA oferta as licenciaturas em Matemática e em Filosofia, o tecnólogo em Gestão Financeira, além das especializações em Gestão Pública e em Gestão Financeira.
Cronograma
Conforme cronograma, o resultado final da seleção de Professores Formadores está previsto para o dia 17 de abril.
O edital completo, seus documentos relacionados e todas as etapas do processo seletivo podem ser acessados neste link (Em Cursos > Educação a Distância > Editais e Seleção > Editais Internos).