Atualmente, é bem fácil ver pessoas associando a atuação de um líder ao ato de chefiar. Tem até quem acredite que chefia e liderança sejam a mesma coisa. As diferenças são inúmeras, imensas, claras e, não se enganem, bem perceptíveis.
Ser um líder é sobretudo criar um caminho de diálogo com os outros, pensar na motivação profissional e de que forma isso impacta a produtividade geral. É saber mostrar ciência, desafiar a si mesmo e aos liderados e incitar o crescimento profissional de cada indivíduo da equipe.
As contestações entre Chefes e Lideres são muito expressivas, e são denotadas por meio de atitudes.
Uma diferença clássica entre chefe e líder é que este último não só tem entendimento acerca da importância de saber ouvir e dar feedback, como segue essa postura de forma cíclica no trabalho. Ora, não se trata de apenas cobrar, fazer críticas ou apontar os defeitos. Muito pelo contrário constitui em valorizar o trabalho que está sendo realizado pelos colaboradores e nesse contexto, procurar alternativas para aqueles que, podem apresentar algum tipo de dificuldade não acompanham o ritmo ou apresentam desempenho inferior ao que se espera. O líder tem presença de espírito, entendimento crítico sobre a própria postura e sabe empreender para ter uma equipe mais motivada.
O Chefe, só manda. o Líder não deixa de investir nas habilidades dos liderados, sabe delegar tarefas sem impor, sem burocratizar e não se opõe a opiniões contrárias, pois, ele sabe dizer e comprovar o certo, mantendo uma distância saudável das tais verdades absolutas.
Os que são apenas Chefes não sabem trocar saberes, (na maioria das vezes nem os têm) os Lideres escutam, provocam de forma positiva, compartilham conquistas, sabem apontar o erro e- de forma inteligente- não fogem dele.
Cotidianamente, tento aprender a lidar com esses dois personagens do meu universo de trabalho, o que é apenas Chefe e o Líder. O segundo me instiga a ser melhor, a acreditar no meu potencial e a me sobrepor diante das dificuldades. O primeiro me ensina a como não ser.
Saliento que a diferenciação entre chefe e líder não se remete apenas à gestão do ambiente corporativo, conglomera também as relações interpessoais, a satisfação profissional e a articulação geral em prol do desenvolvimento de todos para que assim, possam conquistar, cada vez mais, bons resultados.
______________________________
Dedico aos meus Líderes.
Os meus Chefes, provavelmente não lerão esse texto.
Por Hermínia Rachel Saraiva. Jornalista, professora universitária, instrutora de Comunicação e Gestão
*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri