O humorista Paulo Diogénes, intérprete da personagem Raimundinha, morreu na tarde desta quarta-feira (14) em Fortaleza. Paulo estava internado no hospital São Camilo desde o início da semana por causa de problemas pulmonares.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A morte foi confirmada pelo humorista Luciano Lopes, que interpreta a personagem Luana do Crato. A causa exata, porém, não foi divulgada.
Natural do Rio de Janeiro, Paulo tinha 63 anos e vivia em Fortaleza. Paulo atuava como humorista no Ceará desde 1978.
Foi somente em 1988 que ele criou a personagem Raimundinha, uma das mais conhecidas do humor cearense. Em 2023, o artista criou um espetáculo para comemorar os 35 anos da personagem.
Vida na política e casamento gay
Em 2012, com 3.858 votos, Paulo Diógenes foi eleito vereador de Fortaleza. Ele era filho do ex-deputado estadual Osmar Diógenes e sua militância política era voltada principalmente ao público LGBT e aos jovens dependentes químicos.
Em 2014 o então vereador virou notícia ao se casar com o empresário Tarcísio Rocha, em uma cerimônia que teve como padrinhos o então prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o ex-deputado federal Jean Wyllys. Na Câmara Municipal, criou o projeto do Casamento Coletivo Homoafetivo, para ajudar as pessoas a realizarem o sonho de se casar, e para quem não tem como arcar financeiramente com o casamento civil.
Já em 2016, o comediante conseguiu na Justiça a guarda de uma menina de 7 anos por meio de uma Ação Declaratória de Paternidade Sociafetiva, que concede ao pai não biológico os mesmos direitos e deveres dos genitores da criança. A decisão foi inédita no Judiciário cearense devido à guarda ser concedida de forma compartilhada entre o pai biológico e o pai socioafetivo, casal homoafetivo.
Entre 2017 e 2019, ele foi o coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza.