Após 14 dias, voltou a chover no Cariri, entre 7h de ontem e às 7h desta terça-feira (19). O maior registro — o segundo em todo o Estado — aconteceu no município de Jardim, no posto pluviométrico da Serra Brejinho, que alcançou 8,5 milímetros. Com menor intensidade, também houve precipitações em Lavras da Mangabeira (3,3 mm) e no distrito Dom Leme, em Santana do Cariri (1,2 mm).
Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostrou que a maior chuva que caiu no Ceará nas últimas 24 horas ocorreu no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, que registrou 42 milímetros.
As chuvas acontecem no mês mais quente do ano no Sul do Estado, antecedendo o período de pré-estação chuvosa, que começa a partir de dezembro. Diferente do restante do Ceará, onde a quadra invernosa acontece de fevereiro a maio, na região do Cariri o período com maior intensidade de precipitações é de janeiro a abril.
“Na medida que vai aproximando o fim do ano, as chuvas tendem a cair mais”, explicou o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
Previsão
Segundo a Funceme, a previsão para esta terça-feira (19) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, Ibiapaba, no Cariri e Sertão dos Inhamuns. Já nos próximos dois dias, segue com nebulosidade variável em todas as regiões.
Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário do Nordeste